Por Meire Bicudo – CNB/CUT

A Executiva Nacional dos Bancários reuniu-se em 22 de agosto, logo após a terceira rodada de negociações, e reafirmou a rejeição, por unanimidade, da proposta de reajuste de 9% feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
A decisão foi comunicada aos banqueiros no fim reunião, quando os bancários decidiram retirar-se da mesa de negociações por considerar o índice uma afronta à categoria.

Calendário de mobilizações: reforço

Para forçar os banqueiros a melhorarem a proposta, a Executiva reforçou o calendário de negociações e está orientando as entidades sindicais a jogarem peso nas atividades previstas, principalmente no dia 28, eleito como o Dia Nacional de Luta e de Luto da categoria.
Na avaliação da Executiva, os bancários precisam fazer crescer a sua mobilização, envolvendo todos os setores, privados e federais, para que a proposta seja melhorada e, assim, permitir um bom acordo.
Durante as negociações, os banqueiros sinalizaram com a possibilidade de composição do índice, mas a Executiva avaliou que, para a primeira proposta, oferecer um índice que corresponde à metade da previsão inflacionária – calculado pelo INPC para o Banco Central de 18,08% – é, no mínimo, indecente. “Esta é primeira vez, em anos, que na primeira rodada sobre índice, a Fenaban propõe um reajuste equivalente a metade da inflação” – disse Vagner Freitas, presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT).
A Executiva também irá ampliar os contatos para envolver mais setores da sociedade na campanha salarial. Para 27 de agosto, quarta-feira, os bancários estão articulando junto à Central Única dos Trabalhadores (CUT) uma reunião com os comandos executivos das categorias com data-base no segundo semestre e que lançaram a campanha unificada em agosto.
Para 9 de setembro, a Executiva está propondo uma marcha com as categorias em luta.
Em 2 de setembro, estão previstas atividades junto aos clientes para envolver esse segmento na campanha da categoria.

Veja o calendário completo:

• 26 de agosto, terça-feira: Dia de denunciar juros, taxas e tarifas;
• 27 de agosto, quarta-feira: reunião da Executiva em conjunto com categorias em campanha (à confirmar);
• 28 de agosto, quinta-feira: Dia Nacional de Luta e Luto e Dia dos Bancários – use preto em protesto contra a proposta da Fenaban;
• 2 de setembro, terça-feira: Dia de respeito aos clientes;
• 4 de setembro, quinta-feira: Grito dos Excluídos (bancários devem participar das atividades);
• 9 de setembro, terça-feira: marcha conjunta dos trabalhadores em luta (a ser articulado com as demais categorias);
• Segunda quinzena de setembro: Encontro Nacional dos Bancários.

Compartilhe: