IMG_8554_interna.jpg

Empregados da Caixa de todo o País estão começando os preparativos para a Campanha Nacional dos Bancários. A primeira grande tarefa é definir a pauta de reivindicações específicas, que será debatida com a direção do banco público na mesa permanente e na Campanha Nacional. Isso deve acontecer no 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), que ocorrerá em São Paulo, entre 17 e 19 de junho.

“Este ano, a mobilização dos trabalhadores ganhou ainda mais importância. Sabemos da intenção do presidente interino Michel Temer de abrir o capital da Caixa, rumo à privatização, o que, além de comprometer o papel social do banco, pode acarretar ataques aos direitos dos trabalhadores, demissões", explica o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra. "Precisamos unir forças e construir uma campanha forte por melhores condições de trabalho, valorização profissional e defesa da Caixa”, completa.

Para definir os participantes do Congresso Nacional, cada Estado realiza edições regionais. As 78 vagas de delegados da ativa de São Paulo no Conecef são divididas entre as duas federações que atuam no Estado, Fetec-CUT/SP e Feeb/SP-MS. O Encontro Esta- dual da Fetec-CUT/SP acontece em 4 de junho e, o da Feeb/SP-MS, foi em 21 de maio.

Além de escolher os representantes para o Conecef, os participantes dos Congressos Estaduais contribuem com a organização do movimento que busca a Caixa 100% pública, por melhorias para a saúde do trabalhador e condições de trabalho. Debatem-se também questões referentes à estrutura das unidades, Saúde Caixa, Funcef, aposentados, segurança bancária, Sipon, isonomia, terceirização, contratação, GDP, reestruturação.

Reivindicações da categoria bancária – importante reforçar que, assim como nos anos anteriores, no Conecef são debatidas reivindicações específicas dos empregados da Caixa como Funcef, Saúde Caixa, Sipon. Reivindicações gerais da categoria – reajuste salarial, PLR, tíquete alimentação e refeição – são definidos na Conferência Nacional dos Bancários, do qual participam trabalhadores de bancos públicos e privados.

Compartilhe: