A APCEF/SP deve encaminhar ofício, ainda hoje, aos Escritórios de Negócios do Estado e Giret alertando para os direitos dos empregados quanto à jornada de trabalho, previstos em normativos do banco e em Acordo Coletivo de Trabalho 2003/2004, uma vez que, a partir de 1º de abril, a Caixa adotará esquema especial para atendimento de aposentados e pensionistas.
De acordo com informações da Caixa, as agências de todo o País devem abrir com até três horas de antecedência para fazer o atendimento de cerca de 2,5 milhões de aposentados e pensionistas e devem contar com até 12 mil empregados na linha de frente para esclarecimentos das dúvidas e apresentação da conta “Caixa Aqui” para tal público.
O chamado atendimento especial deve-se à redução do calendário de pagamento de benefícios do INSS a partir de abril, que passa de 10 dias úteis para cinco.

Resegs
Outro ofício também deve ser encaminhado para as Resegs questionando a segurança nas áreas de auto-atendimento das unidades nesse período de esquema especial.
No documento, a APCEF/SP lembra a vulnerabilidade a assaltos no auto-atendimento. “É preciso garantir a segurança de empregados e clientes sempre. Se tem esquema especial de atendimento tem de ter esquema especial de segurança” – afirmou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus.

Direitos trabalhistas
No documento a ser enviado para os ENs, Giret e Resegs, a APCEF/SP salienta que sempre defendeu a melhoria na qualidade de atendimento das unidades. Porém, cada trabalhador possui contrato de trabalho com a empresa, com jornada pré-estabelecida, que prevê, em caso de prorrogação da mesma, a comunicação aos Sindicatos de Bancários ou Delegacias Regionais do Trabalho com antecedência, além de registro correto do ponto no Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), conforme normativos da Caixa sobre jornada de trabalho: RH 034 04 (Sipon), RH 035 02 (normal e hora extra), RH 036 02 (horas extras) e cláusula 4ª do Acordo Coletivo de Trabalho 2003/2004.

Em caso de dificuldade na marcação da jornada ou problemas com segurança, entre em contato com a diretoria da APCEF/SP (11) 3017-8322 ou 3017-8324.

Compartilhe: