A Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e a Contraf-CUT cobraram da Caixa a imediata suspensão da reestruturação do banco anunciada por Pedro Guimarães. Em ofício enviado ao presidente do banco nesta terça-feira (4), as entidades apontaram, entre outros pontos, ausência de negociação da Caixa com os representantes dos empregados, o que descumpre a cláusula 48, parágrafo terceiro, do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria.

Também foi elaborada uma Carta Aberta ao presidente da Caixa em protesto contra a medida arbitrária (clique aqui para ler a íntegra do documento).

Há muitas dúvidas entre todos os envolvidos, além de denúncias de transferências com cunho discriminatório sem contar o fato de que todo a movimentação de pessoal acontece ao mesmo tempo que um Programa de Demissão Voluntária (PDV).

A APCEF/SP tem visitado as unidades envolvidas no processo de reestruturação e o que mais se ouve é que não há informações claras sobre o que os gestores e técnicos bancários devem fazer.

Na lista de indicados da Ceopi, por exemplo, constam 22 empregados a serem transferidos. “Mas podem ser 32 ou menos de 20”, comentou um trabalhador. Na Gipes/SP, 5 dos 35 empregados podem ir para pontos de venda. A APCEF/SP também recebeu denúncia de que um empregado teria sido descomissionado para se enquadrar no critério definido pelo banco. A Associação deve agendar reunião com a chefia das áreas para apurar as denúncias recebidas.

:: Fale conosco sobre o processo de reestruturação em sua área. Ligue (11) 3017-8315 ou envie e-mail para sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: