moyses3.jpg

Em comemoração pelo centenário da APCEF/SP, em 2007, a diretoria da Associação concedeu, pela primeira vez em sua história, o título de associado benemérito a três aposentados. São figuras ilustres, que dedicaram boa parte de suas vidas à defesa dos interesses dos trabalhadores e à Caixa. Entre os homenageados estava Moysés Leiner, que faleceu no último sábado.

Moysés Leiner ingressou na Caixa em 1952, no Departamento Técnico (Engenharia). A Caixa precisava ampliar seu quadro de engenheiros, tendo em vista o enorme número de obras que a empresa estava financiando, principalmente na capital. A pedido do presidente da Caixa na época, Arthur Antunes Maciel, Moysés apresentou uma carta do diretor da faculdade Politécnica. Parecia mentira, mas em 1º de abril começou a trabalhar. Além das atividades de engenheiro, dedicou-se às artes cênicas. Quando ingressou na Caixa, o teatro já havia sido fundado. Algumas realizações haviam acontecido. Em junho de 1953, no auditório da escola normal Caetano de Campos, na Praça da República, foi montada a primeira peça do Teatro Amador da Caixa (Tace), o Irmão das Almas, de Martins Penna, e Moysés Leiner estava lá. Também teve participação destacada no movimento associativo, presente nas principais dicussões e momentos da história da nossa Associação. Aposentou-se em 1982 como Chefe do Departamento de Engenharia.

Esteve presente na construção de todos os espaços da entidade: o clube, a Colônia de Suarão, Ubatuba, Campos do Jordão, Salto Grande e Avaré. Também participou por diversas vezes da diretoria da entidade e do Conselho Deliberativo.

Compartilhe: