Da Agência Fenae

Documento da Fenae e da Fenacef, encaminhado na semana passada ao presidente da Caixa, Jorge Mattoso, e ao presidente da Funcef, Guilherme Lacerda, foi entregue também pelos conselheiros eleitos da Funcef ao presidente do Conselho Deliberativo da Fundação, João Dornelles, durante reunião ordinária ocorrida no último dia 9, em Brasília.
No documento, as duas entidades lembram que, em mais de dois anos de trabalho para a construção de um novo plano de benefícios para a Funcef, foram dispensados esforços para que todos os segmentos envolvidos no processo fossem contemplados. E acrescenta: “Nele buscou-se garantir, de forma eqüânime, os direitos acumulados de todos os associados da Fundação, dentro de uma limitação de recursos regulada pela patrocinadora Caixa”.
O texto observa que as discussões do grupo de trabalho (GT) do novo plano definiram como viável a concessão de 4% de reajuste aos aposentados, “medida a ser submetida a análises acuradas de dimensão do impacto no equilíbrio financeiro do nosso fundo de pensão”. Diz, ainda, que a possibilidade concreta de reajuste dos benefícios gerou entre os aposentados fortes expectativas, “mesmo estando o índice previsto muito distante do necessário para a recomposição das perdas causadas pelo arrocho salarial e a política de abonos, que corroeram o poder de compra das aposentadorias”.
De acordo com a Fenae e a Fenacef, alterações promovidas pela Caixa no Plano de Cargos e Salários (PCS), nas negociações para o último acordo coletivo firmado com os empregados da ativa, tiveram como desdobramentos imediatos na Funcef um aumento do passivo atuarial ainda não dimensionado, com impactos financeiros que, na prática, se não são um empecilho, dificultam a concessão de um reajuste de 4% aos aposentados.
A reivindicação das duas entidades é de que a Caixa reponha as condições antes dadas para o reajuste, arcando financeiramente com o impacto que as mudanças no seu PCS provocaram na Fundação. O documento, por fim, ressalta “o quanto o reajuste de 4% representa para o universo dos assistidos da Funcef, o que impõe à Caixa o desafio de restabelecer, para os aposentados, a perspectiva aberta na aprovação do novo plano de benefícios da Fundação”.

Compartilhe: