Como resultado de todo um dinamismo alcançado pelo trabalho de integração, de organização e de mobilização dos empregados da Caixa Econômica Federal, o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) deu posse nesta quinta-feira, dia 30 de abril, aos novos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o período de 2020 a 2023. O ato ocorreu por videoconferência, por causa do distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus, e foi conduzido por Jadir Fragas Garcia (Apcef/MS), presidente eleito do CDN.

No cargo de presidente da Fenae foi empossado Sérgio Takemoto, vice-presidente da gestão que encerrou seu mandato. Durante a cerimônia, marcada pelo vigor na luta e pela expressividade política de uma Fenae viva e que realiza o bom combate, Takemoto saudou os novos componentes da mesa diretora do CDN e manifestou reconhecimento ao trabalho dos funcionários da Federação, Integra e de todos os colaboradores, considerando ainda fundamental para a trajetória vitoriosa de meio século a parceria da Fenae com as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) de cada lugar do país.

“A nossa força é a nossa união”, completou o novo presidente da Fenae, para acrescentar em seguida: “Apenas juntos vamos conquistar o que queremos para a Caixa e para o Brasil”. Segundo ele, a unidade das diversas forças políticas que atuam no movimento nacional dos trabalhadores do banco dá a tranquilidade necessária para a nova Diretoria da Fenae seguir com o compromisso em defesa da Caixa pública e em defesa dos direitos dos empregados e da democracia.

Ainda em seu discurso de posse, Sérgio Takemoto defendeu o modelo de gestão adotado no último período, com base em uma política consisten­te de fortalecimento das Apcefs e do associado. Ele afirmou ter consciência de que o desafio é grande diante de uma conjuntura adversa, mas deixou claro que, a partir de agora, será iniciada mais uma etapa de uma nova caminhada a ser marcada por ousadia, unidade e mobilização. “Viva a Fenae, viva a luta dos trabalhadores e fora Bolsonaro, pois sem isso tudo fica mais difícil!”, declarou.

Ao deixar o cargo de presidente, exercido consecutivamente entre 2014 e 2020, Jair Pedro Ferreira reiterou que o principal desafio em seis anos de mandato, face a uma conjuntura de ataque à classe trabalhadora, foi o de não perder a essência da luta em defesa da Caixa 100% pública, de combate ao retrocesso e contra a retirada dos direitos dos empregados. Para Jair Ferreira, dois projetos resumem como se desenvolveu a sua gestão à frente da Fenae: o livro “Tijolo por Tijolo – Meio Século de História do Pessoal da Caixa” e o documentário “Não Toque em Meu Companheiro”, este último produzido em parceria com a cineasta Maria Augusta Ramos. Essas obras, segundo ele, mostram a importância do banco público e social para o desenvolvimento e a resistência contra a privatização do patrimônio do país, “com base em um processo marcado por ações de solidariedade entre trabalhadores”.

Jair Ferreira também disse, na ocasião, que a parceria da Fenae com as entidades de trabalhadores e dos movimentos sociais devem ser mantidas e ampliadas, “mesmo com as convergências e apesar das divergências”. Ele fez menções honrosas a todas as Apcefs e aos funcionários da Fenae, “os grandes responsáveis pelo sucesso do trabalho realizado até aqui”. Ex-diretores como Olívio Gomes Vieira, Ely Freire, Natascha Brayner Sobreira, Marlene Rodrigues Dias, Anabele Silva e Célia Margit Zingler também foram homenageados.

Jair Pedro Ferreira participa da nova gestão. Ele passará a responder pela pasta de Formação da Fenae, consciente de que, nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer, conforme o que afirma um provérbio da cultura indiana.

Solidariedade e apoio para enfrentar os novos desafios – O ambiente da posse da Diretoria e do Conselho Fiscal da Fenae foi marcado ainda pela exibição de vídeos com depoimentos de representantes das Apcefs e com mensagens de apoio e solidariedade enviadas por colaboradores e entidades parceiras. O governador do Piauí, Wellington Dias, e os deputados federais Erika Kokay (DF) e José Carlos Nunes Júnior – “o Zé Carlos” (MA) manifestaram votos de êxito para os novos gestores da Federação. Os três são empregados do único banco 100% público do Brasil.

Por mensagens escritas ou expressas por meio de vídeo, cinco ex-presidentes também prestigiaram a posse: Sérgio Nunes da Silva (1986-1993), Carlos Alberto Caser (1993-1999), Carlos Augusto Borges (1999-2003), José Carlos Alonso (2003-2008) e Pedro Eugenio Leite (2008-2014). Foram exibidos ainda depoimentos de Juvandia Moreira (presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf/CUT), Sérgio Mendonça (coordenador do Reconta Aí), José Edmard Loguércio (LBS Advogados), Getúlio Vargas (presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores – Conam) e Marcos Landa (coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM).

Outro ponto forte da cerimônia foram os depoimentos por videoconferência dos presidentes ou representantes de todas as Apcefs do país. Houve ainda a leitura de um texto no qual os funcionários da Fenae prestam uma homenagem à gestão de Jair Pedro Ferreira e desejam sucesso para o mandato de Sérgio Takemoto. O clima de confraternização do evento é reflexo do que a Fenae tem sido nessas cinco décadas: agente de promoção do bem-estar e das lutas e conquistas dos empregados da Caixa.

Confira a composição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Fenae para o período de 2020 a 2023:

DIRETORIA EXECUTIVA

Diretor-presidente: Sergio Hiroshi Takemoto.
Vice-presidente: Marcos Aurélio Saraiva Holanda (Marcão).
Diretor de Administração e Finanças: Clotário Cardoso.
Diretor de Esportes: Carlos Alberto Oliveira Lima (Caco).
Diretor Sociocultural: Nilson Alexandre de Moura Junior.
Diretor de Comunicação e Imprensa: Moacir Carneiro da Costa.
Diretor de Assuntos de Aposentados e Pensionistas: Vera Lúcia Barbosa Leão.
Diretor de Formação: Jair Pedro Ferreira.
Diretora de Relações do Trabalho: Rita de Cássia Santos Lima.
Diretora de Saúde e Previdência: Fabiana Cristina Meneguele Matheus.
Diretora de Políticas Sociais: Rachel de Araújo Weber.
Diretora de Impacto Social: Francisca de Assis Araújo Silva.
Diretor Região Norte: Jerry Fiusa dos Santos.
Diretor Região Nordeste: Paulo Roberto Massetti Moretti.
Diretor Região Centro-Oeste: José Herculano do Nascimento Neto.
Diretor Região Sudeste: Dionísio Reis Siqueira.
Diretora Região Sul: Naiara Machado da Silva.

CONSELHO FISCAL

1º Conselheiro: Marco Antonio Zanardi.
2º Conselheiro: José Megume Tanaka.
3ª Conselheira: Maria Rita Serrano.

Suplentes

1º suplente do Conselho Fiscal: Giselle Maria Araújo de Menezes
2º suplente do Conselho Fiscal: Emanoel Souza de Jesus.
3º suplente do Conselho Fiscal: Paulo Roberto Damasceno.

Compartilhe: