Da Agência Fenae

Discursos de alguns dos principais protagonistas dos acontecimentos que impulsionaram a organização e a mobilização dos empregados da Caixa Econômica Federal, palmas calorosas, fita descerrada e coquetel marcaram, em 7 de dezembro, o ato de inauguração da “Galeria do Pessoal da Caixa”, realizado na sede da APCEF/DF, em Brasília.
A iniciativa da Diretoria da Fenae resgata toda a trajetória de lutas e conquistas do movimento nacional dos empregados, que começou – de acordo com palavras de José Carlos Alonso (diretor-presidente da Fenae) – quando o primeiro trabalhador entrou para a empresa.
A festa de inauguração da “Galeria do Pessoal da Caixa”, um espaço não da Fenae, mas de todo o movimento dos empregados, que jamais perde o senso da direção, reuniu mais de 100 pessoas. Dele participaram representantes de todas as APCEFs do País, dirigentes sindicais, diretores e gerentes da Funcef, vices-presidentes e gerentes da Caixa e trabalhadores da empresa.
Estiveram presentes, além da Diretoria da Fenae, Vagner Freitas (presidente da Confederação Nacional dos Bancários – CNB/CUT), Fabiana Matheus (presidente do CDN da Fenae e da APCEF/SP), Décio de Carvalho (presidente da Fenacef), Carlos Borges (vice-presidente de Transferência de Benefícios da Caixa), Carlos Caser (diretor de Controladoria da Funcef), Alexandre Monteiro (diretor-executivo da Fenae Corretora), Elício Lima (presidente da Agecef/DF), Jacy Afonso (presidente do Seeb/DF e tesoureiro nacional da Central Única dos Trabalhadores – CUT), Erika Kokay (deputada distrital do PT/DF) e José Waldir (presidente da Cooperfort).
A festa foi oficialmente aberta pela presidente do CDN, Fabiana Matheus. Ela disse, na ocasião, que a “Galeria do Pessoal da Caixa” surgiu para contar a história dos empregados da Caixa, repleta de muitas lutas e muitas conquistas. E acrescentou: “Nosso movimento é composto de pessoas inconformadas e dispostas a lutar para construir uma nova realidade”.
Em seguida usou a palavra Vagner Freitas, presidente da CNB/CUT, para quem “a história dos bancários do País se confunde com a história dos empregados da Caixa”. Carlos Caser, diretor de Controladoria da Funcef e ex-presidente da Fenae, lembrou que o movimento dos empregados já enfrentou momentos difíceis, como na época da ditadura militar quando foi deflagrada a luta pela jornada das seis horas, conquistada em 1985. Ele observou que a “Galeria do Pessoal da Caixa” serve de inspiração e estímulo para esta e outras lutas, que não podem parar.
Ismael Galeazzi, presidente da APCEF/DF, também usou da palavra e afirmou que a iniciativa da Fenae de inaugurar a “Galeria do Pessoal da Caixa” é positiva, sobretudo por levar em conta que “a história do movimento faz parte da vida dos empregados”.
O último a discursar foi José Carlos Alonso, diretor-presidente da Fenae. Ele assegurou que o movimento não fica apenas na luta corporativa, mas sempre discute o papel social da Caixa. “Quando os empregados optaram por ser bancários, o foco foi direcionado para a identidade de classe. O caminho da unidade é o que mais traz conquistas para os trabalhadores”.
Alonso lembrou ainda que a mudança de governo trouxe alterações significativas para a Caixa, que voltou a ser uma ferramenta importante para a adoção de políticas públicas no País, acrescentando: “Nossa luta não parou na mudança de governo. Vamos ter que seguir em frente. Vamos continuar reivindicando a liberação de dirigentes. O não-atendimento dessa reivindicação, por parte da empresa, compromete o trabalho das associações do pessoal”. E concluiu seu discurso frisando que a “Galeria do Pessoal da Caixa” é o retrato da luta dos bancários da empresa.

• “Galeria do Pessoal da Caixa”

Inaugurada oficialmente em 7 de dezembro, a “Galeria do Pessoal da Caixa” tem o objetivo de realizar um resgate da história do movimento dos empregados da Caixa. Neste espaço encontram-se objetos que contam esta história e fazem alusão a uma diversidade de áreas: sindical, social, esportiva, cultural, recreativa etc. Seu acervo contém material como adesivos, bottons, camisetas, cartazes e fotos: símbolos e documentos que mantêm vivos os acontecimentos marcantes e as ações das pessoas que fizeram e fazem a história da Caixa.
Sem dúvida, a “Galeria do Pessoal da Caixa” é um arquivo vivo de uma história que está em constante movimento. Retrata alguns dos momentos mais significativos do movimento nacional dos empregados, como a campanha pela jornada de trabalho de seis horas, o direito à sindicalização e a greve vitoriosa do dia 30 de outubro de 1985. Há ainda vasto material referente a atividades culturais e esportivas promovidas entre os empregados da Caixa.
Outra importante novidade diz respeito à concepção da “Galeria do Pessoal da Caixa”, com base em uma visão sustentável do meio ambiente. Os móveis foram projetados em madeira plantada em sistema de reflorestamento, utilizando em sua montagem a menor quantidade possível de madeira. Para preservar o meio ambiente, o corpo do móvel utilizou madeira prensada, com o revestimento feito sob uma fina lâmina de madeira.

Compartilhe: