Diversos fatos reforçam que tem faltado coerência à direção da Caixa quando o assunto são as relações trabalhistas. O caso mais recente é o tratamento dispensado aos candidatos aprovados no concurso público realizado para suprir vagas de PCD’s. Enquanto a direção da empresa promove evento com a presença da presidência da República para fazer propaganda das contratações, as entidades recebem demandas de PCD’s aprovados no concurso que relataram que foram reprovados no exame médico, inclusive por motivos relacionados à sua deficiência.

O histórico de decisões que a direção da empresa tomou sobre o assunto aumenta as contradições demonstradas pela administração do presidente Pedro Guimarães. Após o judiciário condenar a Caixa a realizar a contratação de PCD’s para que a empresa atinja o percentual previsto em lei, determinado também que a empresa fizesse o pagamento de R$ 1 milhão por danos morais coletivos, a empresa recorreu da decisão . Os autores da ação que resultou na condenação da Caixa foram o Ministério Público do Trabalho (MPT), FENAE e CONTRAF. Quando finalmente cumpriu a decisão judicial, a direção do banco agiu como se as contratações tivessem ocorrido por decisão da administração, montando, também, eventos para fazer propaganda do tema, além de adotar o slogan “banco da inclusão”.

“Se a administração do banco levasse a sério o slogan que adotou, de ‘banco da inclusão’, atenderia as demandas dos empregados PCD’s, que já foram encaminhadas diversas vezes pela representação dos empregados nas negociações coletivas. Mera propaganda da administração não resolve os problemas de condições de trabalho de nossos colegas. Estamos levando, via CEE, os casos de reprovação nos exames médicos dos PCD’s para os representantes da direção, para buscar soluções” relata o diretor-presidente da APCEF/SP, Leonardo Quadros.

Denuncie – De acordo com o normativo de admissão, o concursado que tiver reprovação no exame pode apresentar recurso ao banco na esfera administrativa. O prazo, porém, é exíguo. Caso esteja nesta situação, entre em contato conosco pelo e-mail sindical@apcefsp.org.br ou juridico@apcefsp.org.br.

Compartilhe: