Nesta quinta-feira, 3 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de gerar discussões sobre a situação da pessoa com deficiência, seus direitos e necessidades.

Em 2019, no 4º Encontro da Diversidade, a Apcef/SP promoveu o debate com o tema: “Pessoas com Deficiência (PcDs): diferenças e semelhanças que nos unem”.

:: Clique aqui para saber mais sobre o Encontro da Diversidade.

“Este debate é muito importante para nós que estamos na Caixa, onde podemos demonstrar nossa capacidade em desempenhar o trabalho nos processos das agências. É muito importante este espaço e o reconhecimento da Apcef/SP”, disse a empregada da Caixa, Rafaela de Lima, que ingressou no banco público como PcD.

A legislação estabelece que empresas com 100 ou mais trabalhadores devem preencher uma parcela de seus cargos com Pessoas com Deficiência. Porém, eles encontram muita dificuldade de inclusão no mercado de trabalho, por diversos motivos. As contratações na Caixa, por exemplo, só foram possíveis após o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) acatar recurso da Fenae determinando que a Caixa observasse a quantidade de empregados PcDs atualizada para fins de cumprir a cota legal de 5%, prevista na Lei 8.213/91.

“O governo enviou ao Congresso o Projeto de Lei 6159-19, que neste momento está aguardando Constituição de Comissão Temporária pela Mesa, para entrar na pauta. O projeto prevê a redução da participação das PcD no mercado de trabalho. Vamos nos mobilizar contra este projeto!”, destacou o dirigente da Apcef/SP, André Sardão.

Eventos virtuais e inclusivos – As Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED) da cidade de São Paulo promovem a segunda edição do “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”, de 7 a 13 de dezembro. O Festival Sem Barreiras, este ano, é totalmente virtual, conta com a parceria de importantes instituições culturais e diversos artistas com deficiência.

:: Clique aqui, acesse a programação e participe!

Compartilhe: