Depois de intervenção da APCEF/SP e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a Caixa melhorou as condições de trabalho da área de retaguarda da agência Brigadeiro, na capital.
“A sala onde trabalhava o tesoureiro, agora está só com arquivos. O computador que estava no corredor de uma sala, foi retirado dali. No espaço onde ficavam ‘espremidas’ quatro pessoas, agora só permanecem duas. A reforma, que inclui a construção de uma escada e do novo andar, deve ser concluída em dois meses” – contou um empregado.
Em 23 de fevereiro, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) realizou uma fiscalização na área de retaguarda da agência, a pedido das entidades representativas dos empregados.
Diversas irregularidades foram constatadas. A mais grave era o pequeno espaço ocupado pelos empregados do setor. Quatro trabalhadores ficavam “espremidos” em um local que não possuía sequer janelas. No ambiente ainda tinha mesas, armários e computadores, contrariando todas as normas ergonômicas existentes.
A Caixa foi notificada e, caso não regularizasse a situação, estaria sujeita à multa e à interdição da área. No dia da fiscalização, a DRT foi informada, pela gerência geral da unidade, que um projeto de ampliação do setor já havia sido aprovado pela administração do banco.
“Eram desumanas as condições de trabalho daquela área. A fiscalização pela DRT foi um passo determinante para a melhoria do local” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus. “É muito importante que os trabalhadores denunciem às entidades representativas dos empregados toda e qualquer irregularidade em seu setor. O trabalho conjunto leva-nos à busca de soluções” – completou.

Compartilhe: