A imprensa vem divulgando que a Caixa adiou o pagamento de indenização para vítimas de acidentes de trânsito ocorridos após 15 de novembro de 2023. Isto porque o recurso se esgotou desde que o Fundo DPVAT (seguro por Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) deixou de ter ingresso de novos recursos em 2020, e o projeto de lei complementar para a retomada redefinir o financiamento do Fundo (PLP 233/2023) ainda não foi votado pelo Congresso.

A falta da fonte de recursos também teve impacto também na vida funcional da Caixa. Em reunião no final da tarde do dia 5 de janeiro, representantes da Apcef/SP e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, discutiram com representantes da CEVAT e GEMPR as consequências para os empregados.

A Caixa explica que como a demanda de trabalho tem diminuído pela falta de recursos, empregados precisarão ser realocados em unidades sob a mesma diretoria. Em mesa, ficou garantido que os destacamentos serão feitos em ondas conforme houver queda de demanda, com manutenção do HO, treinamento e manutenção das funções e que irá manter contato com o movimento sindical a esse respeito.

“É importante frisar que os empregados que atenderam ao chamado para quando a área fora criada, foram com expectativa de carreira, de estabilidade e crescimento; agora que a área está passando por adequação é importante que os impactos aos empregados sejam minimizados ao máximo, garantindo principalmente o que já ocorre atualmente”, ressaltou Edvaldo Rodrigues, diretor da Apcef/SP.

Enquanto o PLP 233/2023, que restabelece o financiamento do FDPVAT (fundo responsável por garantir o pagamento dos sinistros, e do qual a Caixa passou a ser agente operador em 2023), os cidadãos permanecerão sem o amparo de suas coberturas. “A sociedade perde muito sem esta cobertura. Apenas em 2022 houve mais de 410 mil sinistros cobertos, garantindo o mínimo de amparo à estas centenas de milhares de famílias. E a Caixa, que desde 2021 se estruturou, criou processos e sistemas para atender à demanda, deve continuar como agente operador. Por isso, é fundamental que o Congresso agilize a apreciação da matéria”, defende Leonardo Quadros, diretor-presidente da Apcef/SP.

Manifeste-se – Participe da enquete sobre o PLP 233/2023 na página da Câmara dos Deputados através do link https://www.camara.leg.br/enquetes/2400758 e vote SIM! Em caso de dúvidas entre em contato com a Apcef/SP pelo e-mail sindical@apcefsp.org.br

Compartilhe: