No documento “Manifesto em Defesa dos Bancos Públicos Brasileiros”, lançado na sexta-feira (20), a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e o Comitê Nacional em Defesa da Caixa destacam a importância nacional e regional destas instituições para o país.

O alerta será entregue aos prefeitos eleitos e aos candidatos que disputam o segundo turno nas eleições municipais, para que se comprometam com a campanha de defesa dos bancos públicos, responsáveis pelo fomento de políticas públicas que contribuem tanto para o desenvolvimento das cidades.

Desde o início do governo Bolsonaro, a agenda liberal e privatista do ministro da Economia, Paulo Guedes, aponta para a privatização das estatais brasileiras e os bancos públicos estão na lista.

No “Manifesto em Defesa dos Bancos Públicos Brasileiros”, as representações associativas e sindicais destacam que essas instituições “são responsáveis por uma melhor distribuição de recursos e créditos, com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais, ao contrário das instituições privadas que priorizam regiões e setores onde já existe uma concentração maior de renda”.

“É de suma importância que a sociedade, especialmente nas cidades onde os recursos estão cada vez mais escassos, compreendam o papel do banco público e defendam sua manutenção”, diz o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo dos Santos Quadros.

:: Clique aqui e confira a íntegra do Manifesto.

Compartilhe: