A CUT e as demais centrais organizaram hoje, 26 de novembro, um ato pela redução imediata dos juros. O Dia Nacional de Lutas aconteceu pela manhã, em frente à sede do Banco Central, em Brasília.

Segundo Sérgio Nobre, secretário-geral nacional da CUT, a manifestação foi uma continuação das ações unificadas promovidas pelas centrais sindicais, como o dia nacional de luta ocorrido em 12 de novembro, em que militantes foram às ruas para exigir o fim do fator previdenciário e a correção da tabela do imposto de renda.

O dia 26 foi escolhido propositadamente, já que, de acordo com o calendário do Copom (Comitê de Política Monetária), a última reunião do ano para definir o índice da taxa Selic será realizada nesta semana.

A CUT e as demais centrais querem mudanças urgentes na política monetária do governo, que tem sido marcada por sucessivos aumentos na Selic. Os aumentos só favorecem o capital especulativo e só beneficiam os bancos, que lucram cada vez mais.

Com a taxa de juros elevada, bancos e instituições financeiras passam a receber uma remuneração maior pela aplicação de seus ativos em títulos da dívida pública. E se beneficiam ainda mais com a elevação das taxas cobradas nas operações de crédito e empréstimo.

Em outubro deste ano, o Copom elevou a taxa básica de juros de 9% para 9,5% ao ano. Foi o quinto aumento seguido desde abril.
 

Compartilhe: