O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou um pacote de medidas como tentativa de enfrentamento da crise gerada pela pandemia do coronavírus (Covid-19). Entre elas estão a antecipação do 13º salário do INSS, a ampliação de beneficiários do Bolsa Família, a antecipação do abono salarial e alterações no saque do FGTS.

As medidas devem aumentar o fluxo de pessoas nas agências da Caixa justamente no momento crítico de transmissão do vírus. É importante que o governo tome medidas para mitigar os efeitos econômicos da crise, mas estas deveriam ser tomadas em conjunto com aquelas que possam garantir o bem-estar dos trabalhadores e do povo, o que não ocorreu.

Por conta disto, a APCEF/SP, a AGECEF/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região encaminharam ofício à direção do banco, em 17 de março, cobrando posicionamento e propondo a adoção de medidas para reduzir o risco de contágio de empregados e clientes. O Comando Nacional dos Bancários e a Fenae também cobraram medidas para a segurança da população que vai aos bancos e os empregados.

Na quarta-feira (18), a Caixa divulgou um comunicado com novas orientações, embora ainda insuficientes. Entre as medidas adotadas está o contingenciamento do atendimento nas agências e a limitação da entrada no autoatendimento.

A Caixa precisa, entre outras coisas, liberar todos os empregados das áreas-meio para trabalho remoto e permitir a ausência de responsáveis por menores com aulas suspensas. Continuamos cobrando da Caixa essas implementações.

Denuncie – A APCEF/SP recebeu denúncias de que as orientações da Caixa não estão sendo acatadas em alguns locais. As questões estão sendo resolvidas diretamente com as chefias.
Caso tenha alguma informação sobre locais de trabalho com suspeita de contaminação, foco do vírus ou dificuldade na implantação das medidas para segurança da população e dos trabalhadores, ligue (11) 3017-8305 ou envie e-mail para sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: