Durante as negociações da Campanha Salarial 2007, a diretoria da Caixa comprometeu-se a contratar 3 mil empregados até o fim de 2007 na tentativa de amenizar uma demanda antiga do banco: a falta de empregados. “No Estado de São Paulo, há dois cursos de integração previstos para novembro, com cerca de 60 trabalhadores. Nesse ritmo, é quase impossível acreditar que conseguirão honrar o compromisso” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus.
Além disso, uma outra informação está causando apreensão: a abertura de um novo plano de apoio à aposentadoria, com previsão de incentivar a saída de cerca de 4 mil funcionários do banco. “Se essa notícia for verdadeira, a contratação dos 3 mil trabalhadores não será suficiente nem para cobrir essa defasagem, quanto mais para resolver os graves problemas enfrentados nas agências por causa da falta de pessoal” – explicou Fabiana Matheus.
Por causa disso, a APCEF/SP enviou um ofício à direção do banco, em novembro, pedindo explicações sobre a contratação de empregados e exigindo o cumprimento do acordado durante a Campanha Salarial. “A carência de mão-de-obra é um problema grave que afeta os clientes e os trabalhadores do banco. Há muito tempo, as entidades representativas de trabalhadores pedem uma solução. Está na hora da Caixa cumprir o que fala” – avaliou a diretora-presidente da APCEF/SP.

• Problema antigo
A falta de trabalhadores na Caixa virou um problema crônico, que compromete o atendimento de clientes, a qualidade de vida e a saúde dos funcionários do banco. De acordo com a Fenae, em 2002, o número de trabalhadores na Caixa era de 104 mil, dos quais 55.691 pertenciam ao quadro próprio da empresa. O restante era distribuído entre terceirizados e estagiários. Em 2005, foi registrada uma queda nesse contingente: a mão-de-obra total caiu para 101.744, com alteração do quadro próprio para 68.257 empregados. No caso dos demais trabalhadores (terceirizados e estagiários), a soma alcançava a média de 33.487. Houve registro de novo encolhimento em abril deste ano, quando a Caixa passou a contar com 100.816 trabalhadores (73.386 concursados, 12.397 terceirizados, 11.510 estagiários e 3.523 aprendizes).
Por causa disso, a Fenae criou a campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”. APCEFs de todo o País realizaram uma radiografia da realidade enfrentada pelos empregados nas unidades da Caixa. “O principal problema apontado, aqui em São Paulo, é a falta de pessoal” – contou a diretora-presidente da APCEF/SP. “Esperamos que o compromisso assumido pela direção da Caixa durante a Campanha Salarial não fique só no papel” – finalizou Fabiana Matheus.

Compartilhe: