Um comunicado da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) orienta as entidades sindicais de todo o país para a 16ª Conferência Nacional dos Bancários e, ainda, apresentar os grandes eixos que vão nortear os debates dos evento.

A Conferência nacional acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, em Atibaia, e a estimativa de participação é de 695 bancários de todo o país, incluindo observadores. Vale destacar que a 16ª edição da Conferência consiste em um evento único, reunindo discussões sobre a conjuntura, minutas e debates temáticos, além de estratégia da campanha salarial.

O Comando Nacional dos Bancários definiu cinco grandes eixos para a Conferência Nacional dos Bancários. Ei-los: Eixo 1 – Emprego; Eixo 2 – Reestruturação produtiva no sistema financeiro; Eixo 3 – Remuneração; e Eixo 4 – Condições de Trabalho. Todos os quatro grupos vão discutir o item da Estratégia de campanha salarial.

Os critérios de participação foram definidos nos seguintes termos: os delegados natos são os 35 membros do Comando Nacional dos Bancários, formado por um representante da Contraf/CUT, um representante de cada uma das 10 federações vinculadas à Contraf/CUT e um representante dos sindicatos do ABC, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Ceará, Curitiba, Espírito Santo, Florianópolis, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.

Os delegados eleitos totalizam 696 bancários e serão escolhidos nas seguintes proporções: Fetec/SC (5 delegados e 1 observador), Fetec/PR (33 delegados e 3 observadores), Feeb BA/SE (29 delegados e 3 observadores), Fetrafi/RS (40 delegados e 4 observadores), Fetrafi/MG (32 delegados e 3 observadores), Fetec Centro-Norte (63 delegados e 6 observadores), Fetec Nordeste (48 delegados e 5 observadores), Feeb RJ/ES (83 delegados e 8 observadores), Fetec/SP (208 delegados e 21 observadores), Feeb SP/MS (54 delegados e 5 observadores), Unisind (6 delegados e 1 observador) e Comando Nacional dos Bancários (35 delegados).
Para participar do evento organizado pela Contraf/CUT, é preciso que os delegados participem das conferências regionais e sejam eleitos nesses fóruns. No entanto, cada federação terá direito a inscrever até 10% de observadores do total de delegados, mas com direito apenas a voz.

A Contraf/CUT, por outro lado, orienta as federações a buscarem contemplar a cota de gênero de 30% na eleição dos delegados. Cabe a cada federação organizar a sua conferência regional, que deve ocorrer, no máximo, até o dia 20 de julho. Os resultados e deliberações desses encontros devem ser encaminhados para o e-mail contrafcut@contrafcut.org.br, com cópia para reginaldo@contrafcut.org.br, até as 18h do dia 22 de julho, para posterior sistematização. As conferências regionais estão sendo orientadas a privilegiar os debates, remetendo os assuntos polêmicos para deliberação na conferência nacional.

No ato da inscrição, porém, cada federação deverá distribuir os delegados e observadores, de forma equitativa, para que haja participação ampla nos encontros temáticos, divididos em quatro grupos: Emprego/Corte de emprego/Rotatividade/Terceirização (Grupo 1), Reestruturação produtiva no sistema financeiro/Banco do futuro/Correspondentes bancários/Bancos pelo celular (Grupo 2), Remuneração/Aumento real/PCS/Piso salarial (Grupo 3) e Condições de Trabalho/Metas/Segurança bancária (Grupo 4). Todos os grupos, indistintamente, vão discutir o tema da estratégia de campanha salarial.

A inscrição das delegações à 16ª Conferência Nacional dos Bancários será encerrada às 18h do dia 21 de julho.

Os delegados devem encaminhar solicitação à Contraf/CUT até as 18h do dia 21 de julho, caso tenham interesse em utilizar a creche por ocasião da 16ª Conferência Nacional dos Bancários. Essa informação, aliás, deve ser remetida para o e-mail contrafcut@contrafcut.org.br, com assunto específico “Creche”. Se a creche for realmente montada, a Contraf/ CUT remeterá questionário específico para todos os interessados.

Fonte: Fenae Net
 

Compartilhe: