Em reunião realizada no dia 12 de novembro, em Brasília, o Conselho Deliberativo da Funcef discutiu a situação do Clube Imobiliário, em que a Caixa apresentou estudos que, de acordo com ela, estão em fase final.
O objetivo da empresa é disponibilizar linha de crédito imobiliário, dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), para a quitação dos financiamentos do Clube Imobiliário.
Para candidatar-se ao financiamento, o associado mutuário deve se enquadrar na legislação do SFH e, caso pretenda usar o FGTS, não poderá existir nenhum limitador legal. A própria Caixa cruzou os dados sobre o saldo do FGTS e o saldo devedor do Clube, e apenas 22% do valor total dos contratos enquadram-se nas condições estabelecidas.
A apresentação da proposta foi feita durante reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Funcef.
Os conselheiros eleitos pelos associados alertaram que a solução para o Clube Imobiliário passa pela necessidade de a Caixa incorporar os ativos deficitários da Funcef, com vistas a equacionar as reservas matemáticas que garantirão os benefícios saldados, objeto de propostas para elaboração do novo plano.
Os conselheiros eleitos também recuperaram, durante a reunião, o relatório do grupo de trabalho que apresentou outras proposta para o Clube. Além da criação de uma linha de crédito no SFH, estavam entre as propostas a reavaliação do imóvel; alongamento do prazo; pactuação da prestação; e assinatura de um novo contrato.

• Brasil Ferrovias

O Conselho Deliberativo aprovou ainda as negociações que estão sendo feitas pela Funcef, Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) para a recuperação econômica da Brasil Ferrovias. A empresa, na qual a Funcef detém participação acionária, é responsável por importantes ferrovias em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Os fundos e o BNDES negociam o aporte de recursos no grupo, para a reestruturação financeira, operacional, societária e administrativa das empresas que fazem parte da concessão. Caberia à Funcef um novo investimento de R$ 60 milhões.

Compartilhe: