Da Agência Fenae

Fabiana Matheus, conselheira eleita, diz que essa proposta é um fator relevante para a modernização de práticas de gestão e governança

A Funcef passa a contar com um planejamento estratégico com horizonte em 2012. A proposta, elaborada sob a coordenação da Diretoria de Planejamento e Controladoria (Dipec), foi aprovada pelo Conselho Deliberativo, em reunião realizada no dia 19 de junho, em Brasília.
O trabalho teve início em dezembro de 2007 e contou com assessoramento da Fundação Dom Cabral. Foram concluídas três das cinco etapas previstas: análise estratégica, definições básicas e definições institucionais. Até agosto de 2008, serão concluídas as etapas de definições funcionais e de orçamento estratégico.
Para a conselheira eleita Fabiana Matheus, o estabelecimento do planejamento estratégico é um fator relevante para o processo de modernização das práticas de gestão e governança da Funcef. “É a primeira vez que a Fundação se articula para planejar estrategicamente as suas ações, com definição de diretrizes e metas a serem perseguidas ao longo dos anos, sujeitas a aferições periódicas”.
Foi explicitada como missão da Funcef “administrar, com excelência, planos de previdência complementar, para promover a qualidade de vida dos participantes e contribuir para o desenvolvimento do País”. Entre as diretrizes estabelecidas está a “gestão compartilhada entre participantes e patrocinadora”. Como objetivos estratégicos destacam-se o de alcançar 95% de adesão do total dos possíveis participantes até 2012, o de alcançar 80% de satisfação entre os participante até 2010 e o de reduzir os passivos contingenciais para 5% do número de participantes e assistidos até 2010.

• Avaliação de desempenho
O Conselho Deliberativo aprovou também a proposta formulada pela Diretoria de Administração e Tecnologia da Informação para implantação do Programa de Avaliação de Desempenho entre funcionários e gestores da Funcef.
De acordo com os propósitos estabelecidos pelo programa, “além de delinear ações necessárias para o desenvolvimento profissional de cada empregado”, a avaliação de desempenho também busca descobrir talentos e potencialidades, ensejar planos de ação adequados aos empregados com desempenho insatisfatório, produzir informação que subsidiem os demais sistemas de recursos humanos (treinamento e promoção, entre outros) e promoção do auto-desenvolvimento. Entre as formas de reconhecimento por avaliações positivas está a progressão funcional.

Compartilhe: