No dia 2 de junho, aconteceram dois congressos estaduais, que são fóruns preparatórios para o 28º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef): um na capital, com sindicatos da base da Federação dos Bancários (Fetec-CUT/SP), e outro em Campinas, com sindicatos da base da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb/SP-MS).
Capital – o congresso foi realizado na Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, reunindo 94 delegados, sendo 86 da ativa e 8 aposentados, representando as 14 bases sindicais filiadas à Fetec-CUT/SP.
A delegação eleita, que representará a base da Fetec-CUT/SP no 28º Conecef, será composta por 43 empregados da ativa e 4 aposentados.
As propostas apresentadas pelos delegados presentes ao congresso estadual foram: defesa da isonomia e da saúde do trabalhador, melhorias nas condições de trabalho, no Saúde Caixa, na política de provimento de empregados nas agências, no processo de promoção por merecimento, combate ao assédio moral, à discriminação e ao trabalho gratuito, respeito à jornada, fim do voto de minerva na Funcef, necessidade de fortalecimento da organização nos locais de trabalho e da atuação sindical.
Campinas – os delegados da base da Feeb/SP-MS realizaram o congresso estadual no interior do Estado e contaram com a participação de 38 empregados da Caixa, dos quais 36 da ativa e 2 aposentados. Para o Conecef, foram tirados 19 delegados, sendo 18 da ativa e 1 aposentado.
Do encontro em Campinas, foram definidas diversas propostas, entre elas: contratação para atingir os 100 mil empregados já, cumprimento da jornada por todos os empregados, melhoria das condições de trabalho e do Saúde Caixa, isonomia, pagamento do auxílio-alimentação na aposentadoria para quem ingressou após 1995, recomposição do poder de compra dos salários.
Congresso Nacional – o Conecef, que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de junho, em Guarulhos, prevê a participação de 418 delegados, sendo 296 da ativa e 122 aposentados.

““As propostas definidas nos congressos estaduais são importantes, pois subsidiarão os debates no Conecef.” – Ivanilde de Miranda, diretora da APCEF

À esquerda, foto de Thales Stadler – Seeb/SP: Congresso Estadual da base da Fetec-CUT/SP, na capital.
À direita, foto de Roberto Mercury – Seeb Campinas: Congresso Estadual da base da Feeb/SP-MS, em Campinas.

Compartilhe: