Da Agência Fenae

De maneira unilateral e em prejuízo de muitos associados que desejam realizar o sonho da casa própria, a Superintendência Nacional de Habitação da Caixa Econômica Federal (Suhab) decidiu suspender as contratações de financiamento no âmbito do convênio habitacional Caixa/Funcef, inclusive os contratos ainda não efetivados. A medida, segundo comunicado da Suhab, vale tanto para os empréstimos com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) quanto para os do novo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
Devido a essa suspensão, os mutuários cujas propostas foram aprovadas até 16 de março de 2011, com avaliação de risco, devem aguardar orientações no tocante à possibilidade de contratação. A justificativa da Caixa para suspender os financiamentos é de que “o valor dos empréstimos concedidos até então ultrapassa o máximo estabelecido pelo Regulamento do Fundo Habitacional e pelo contrato Caixa/Funcef”. Foi também divulgada a informação de que esse teto equivale ao patrimônio líquido do Fundo, que é de R$ 262,5 milhões.
Convém esclarecer que a Fenae não faz parte do convênio habitacional Caixa/Funcef e estará acompanhando os desdobramentos em relação a esse assunto.

Compartilhe: