Tem início nesta segunda-feira (26) a votação para escolha do representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa. Os trabalhadores podem votar, até a próxima quinta-feira (29), por meio da intranet e com acesso pelo site eleicaoca.caixa.gov.br/siele, A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e a Apcef/SP indicam o voto em Fabiana Uehara, que concorre à vaga no CA com o número 0002. Podem votar todos os trabalhadores da ativa, mesmo em férias ou em licença.

A votação das empregadas e dos empregados é fundamental e decisiva para garantir a voz das trabalhadoras e dos trabalhadores no CA do banco, órgão de decisão colegiada e de orientação geral dos negócios da instituição do sistema financeiro público, encarregada por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados. Cabe ainda a esse colegiado estabelecer a orientação geral dos negócios da Caixa e deliberar sobre questões estratégicas.

Nestas eleições, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), assim como outras entidades representativas país afora, apoiam a candidatura de Fabiana Uehara (0002). Fabianinha, como é mais conhecida a candidata, é a atual coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e diretora do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília. Trabalha no banco há 23 anos, com experiência de atividades na rede, em filiais e na Matriz, exercendo diversas funções tanto em São Paulo quanto em Brasília.

Nos cargos que assume no movimento bancário, Fabiana tem atuação destacada nos diversos embates com a direção da Caixa. São muitos os exemplos: luta pela proteção contra a Covid-19, promoção por mérito, Saúde Caixa, Funcef, processo contra as reestruturações, mobilizações nas campanhas salariais e contra o fatiamento ou desmonte do banco público.

CA da Caixa

O Conselho de Administração da Caixa é a principal instância decisória do banco público. Dos oito membros que o compõem atualmente, apenas um representa os bancários. Essa conquista decorre de muita luta das entidades sindicais e associativas, ocorrendo a partir de 2013, quando as empregadas e os empregados passaram a ter direito de votar em um representante do pessoal do banco no CA. Nessa votação, portanto, a participação das empregadas e dos empregados é de extrema importância.

A eleição de um representante das trabalhadoras e dos trabalhadores no Conselho de Administração das estatais foi garantida pela lei 12.353, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010. Passou a ser uma exigência a partir da Lei das Estatais (13.303), de 2016.

Fabiana Uehara: principais propostas

– Lutar pela alteração do atual estatuto do banco, que permitiu o fatiamento e venda de partes da Caixa e limita direitos das empregadas e dos empregados, como na restrição para o custeio do Saúde Caixa.

– Garantir a efetiva transparência na gestão da empresa.

– Atuar no CA em sintonia com as reivindicações das empregadas e dos empregados, na busca por melhores condições de trabalho.

– Cobrar o resultado das apurações das denúncias de assédios moral e sexual por parte de ex-dirigentes.

– Trabalhar em parceria com as entidades representativas pela adoção de uma política de combate ao assédio moral, sexual e demais formas de violência organizacional.

– Atuar pelo fortalecimento da Caixa pública e social, lutando pela reincorporação das subsidiárias, pela manutenção da exclusividade na administração das loterias e pela exclusividade da manutenção do penhor.

– Pautar a política de remuneração da Caixa, defendendo a participação das empregadas e dos empregados na definição de programas como o Bônus Caixa, comissões pela venda de produtos etc.

– Cobrar resolução das “pendências” deixadas pelas gestões anteriores, causadas, por exemplo, pelos processos de reestruturação.

Como votar

A votação para a escolha da representante das empregadas e dos empregados no Conselho de Administração da Caixa será de 26 a 29 de fevereiro. Todo o pessoal da ativa, mesmo em férias ou em licença, pode votar.

A eleição será pela intranet da Caixa. Para votar, basta que as empregadas e os empregados acessem o site eleicaoca.caixa.gov.br/siele, e digitem 0002. É o voto na Fabiana Uehara.

Se a eleição for para o segundo turno, as empregadas e os empregados poderão votar novamente entre os dias 11 e 14 de março. A divulgação do resultado do primeiro turno está marcada para o dia 1º de março e, a do segundo turno, dia 15 de março.

:: Acesse o site eleicaoca.caixa.gov.br/siele com matrícula e senha pessoal, selecione Fabiana Uehara Prosholdt – 0002 e confirme seu voto em defesa da Caixa pública/social e das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Compartilhe: