campanha salarial

No encerramento da quarta rodada de negociação da Campanha 2014 com a Fenaban, realizada na última quinta-feira, dia 11, O Comando Nacional dos Bancários defendeu a reinvindicação de PLR equivalente a três salários mais parcela adicional de R$ 6.247,26, pois considera que a atual fórmula é muito complexa, pouco transparente e não remunera os bancários de forma adequada.
O Comando propôs ainda que o pagamento da PLR não deve ser compensado com os programas próprios de remuneração variável dos bancos.

Diferente do que tem ocorrido nas rodadas anteriores, os negociadores da Fenaban disseram que irão discutir a reivindicação com os presidentes dos bancos e, ainda, incluirão na proposta global que apresentarão ao Comando na próxima semana.

No entanto, antes serão realizadas mais duas rodadas de negociação. Na terça-feira, dia 16, os bancos apresentarão o resultado do II Censo da Diversidade, que aconteceu entre 17 de março e 9 de maio deste ano, seguido da discussão dos dados solicitados pela Contraf-CUT sobre os afastamentos dos bancários no trabalho. Os debates dos temas pendentes sobre saúde e condições de trabalho, emprego, segurança bancária e igualdade de oportunidades.

O coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro, espera que, finalmente, nessas novas rodadas os bancos apresentem uma proposta concreto e decente para as reinvindicações econômicas e sociais aprofundadas nas mesas de negociações.
Dia Nacional de Luta

Na próxima segunda-feira, dia 15, o Comando orienta os sindicatos e federações a realizarem um dia nacional de luta, conforme deliberação da 16ª Conferência Nacional dos Bancários, ocorrida entre os dias 25 e 27 de julho, em Atibaia, buscando pressionar os bancos atender a pauta de reivindicações da categoria.

Serão realizados uma série de protestos em defesa do emprego, contra os projetos de terceirização, pelo fim das metas abusivas e do assédio moral, por mais segurança para os trabalhadores e clientes e, ainda, por igualdade de oportunidades. Para o coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro, o momento é oportuno para manifestar contra a independência do Banco Central. “Isso só irá favorecer os bancos e será prejudicial para a sociedade brasileira”, salientou.

Calendário

12 – Terceira rodada de negociação específica com o BB.
12 – Quarta rodada de negociação específica com a Caixa.
12 – Terceira rodada de negociação específica com o BNB.
15 – Dia Nacional de Luta.
15 – Quarta rodada de negociação específica com o BNB.
16 e 17 – Quinta rodada de negociação com a Fenaban
16 – Terceira rodada de negociação específica com o Banco da Amazônia
17 – Sexta rodada de negociação com a Fenaban
19 – Sétima rodada de negociação com a Fenaban (a ser confirmada)

Fonte: Contraf-CUT
 

Compartilhe: