No último dia 10 ocorreria a posse dos novos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do prédio da Caixa, no Brás. O número de eleitos é de 16 vagas para integrar a comissão: oito titulares e oito suplentes. Após as eleições, com a proximidade da posse surgiram boatos entre os empregados do prédio de que os gestores das unidades do edifício fariam a indicação de um empregado de “confiança” para assumir a presidência da CIPA.

De acordo com o representante da APCEF/SP, Marcos Castro, a interferência dos gestores no processo foi desastrosa. Diante da situação, a APCEF/SP teve uma conversa inicial com a GIPES/SP para ponderar que os membros é que deveriam escolher o presidente e que o processo de eleição da comissão tem de ser democrático sem nenhum tipo de ingerência por parte dos gestores. “A CIPA do prédio do Brás é uma das mais atuantes. Os problemas do prédio – que são muitos – são levados à outras instâncias e, em muitos casos, resultaram em autuações para a Caixa”, explicou.

Após a conversa inicial, foi agendada pela GIPES/SP uma reunião para discutir o assunto com os gestores do prédio no dia da posse da nova comissão. Porém, os gestores já estavam decididos a não abrir mão da indicação do presidente da CIPA. “A reunião foi improdutiva pois a decisão já estava tomada”, disse Marcos.

Como resultado da intransigência dos gestores, no ato da posse, 11 dos cipeiros eleitos abriram mão do cargo e renunciaram como forma de protesto contra a atitude anti-democrática dos gestores.

Segundo o diretor da APCEF/SP, Leonardo Quadros, anteriormente, a Caixa indicava metade da comissão e a outra metade era escolhida pelos empregados. Porém, uma conquista recente, garantida no Acordo Coletivo, garante a eleição de todos os membros da comissão pelos empregados. “A atitude da GIPES/SP em conjunto com os gestores vai contra o espírito de conquista dos empregados que é ter uma CIPA autônoma”, disse.

Foi prorrogado o mandato dos atuais cipeiros até 10 de agosto de 2014 e será realizada eleição complementar em data em ser definida.

Compartilhe: