Da Agência Fenae

• Maria Fernanda destacou que atendimento é o grande desafio de sua gestão para o próximo período. Foi-lhe entregue abaixo-assinado da campanha por mais contratação •

O Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae abriu na quinta-feira, dia 28 de setembro, o seu segundo dia de reunião com a presença da presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho. Nos 50 minutos de discussão com os dirigentes da Fenae e das Apcefs, Maria Fernanda falou da estratégia de atuação da empresa com foco nas ações voltadas para o desenvolvimento social e econômico, apresentou dados relativos ao balanço do primeiro semestre de 2008 e tratou de questões levantadas pelas lideranças do movimento associativo dos empregados.

A presidenta da Caixa destacou que o grande desafio de sua gestão para o próximo período é o atendimento. A seu ver, os problemas estão relacionados a processos, à segregação de pessoal por atividade e ao fluxo do processo de atendimento nas agências. Maria Fernanda informou que, entre as iniciativas da empresa, está a decisão de fazer com que o ingresso de novos empregados seja, necessariamente, pelas agências.

Os representantes dos empregados reafirmaram a necessidade de mais contratações. O presidente da Fenae, Pedro Eugenio Leite, e o secretário-geral da Contraf/CUT, Carlos Alberto Cordeiro, entregaram a Maria Fernanda o abaixo-assinado subscrito por 67.145 pessoas durante a campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”, lançada pela Fenae e pelas Apcefs. Embora não tenha demonstrado a intenção de dar à ampliação do quadro de pessoal o ritmo e a dimensão cobrados pelas entidades associativas e sindicais, Maria Fernanda disse que a empresa seguirá contratando para cumprir o Termo de Ajuste de Conduta que trata da substituição de terceirizados e tem como prazo-limite o mês de junho de 2009.

A presidenta do CDN, Francisca De Assis Araújo, relatou inúmeros problemas relacionados ao atendimento pelo Saúde Caixa nos estados em que não há Gerência Integrada de Pessoas (Gipes) e entregou documento no qual são apontadas também medidas a serem adotadas pela empresa.

Funcef
Questionada sobre o fato de a Caixa ainda não ter implantado a redução da taxa de administração dos planos de benefícios da Funcef de 15% para 8%, redução esta já aprovada pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo da fundação, a presidenta da Caixa informou que a questão já foi resolvida no âmbito da empresa e que medida será efetivada nos próximos dias.

Ao dar seqüência à abordagem de temas relativos à Funcef, Maria Fernanda informou ao CDN a “intenção” da Caixa de retirar o patrocínio ao plano de REG/Replan. Segundo ela, a idéia é concentrar recursos na efetivação e no aprimoramento do Novo Plano. O anúncio gerou surpresa e reação imediata. O presidente da Fenae, Pedro Eugenio, considerou o assunto grave e foi enfático ao antecipar que a Diretoria da Fenae e o CDN são contrários à pretensão da direção da empresa e irão se mobilizar para impedir que esta intenção se concretize.

As entidades associativas e sindicais discutirão, no decorrer da próxima semana, as iniciativas a serem tomadas para fazer com que a “intenção” da Caixa de retirar o patrocínio da REG/Replan seja abandonada antes de se transformar em decisão.

Compartilhe: