No último dia 10, o Comando Nacional dos Bancários entregou à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e à comissão negociadora dos bancos a pauta unificada de reivindicações da Campanha Salarial 2009.
O ato de entrega da pauta aconteceu na capital e foi precedido de uma passeata, que saiu da Praça do Patriarca em direção à Avenida Paulista. A manifestação teve distribuição de material à população com as reivindicações dos bancários e marcou o lançamento da Campanha Salarial 2009.

• Minuta
Ao fazer a entrega das reivindicações gerais para o presidente da Fenaban, Fábio Barbosa, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, afirmou que “além da remuneração, a qual envolve aumento real de salário, melhoria da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e valorização dos pisos – não apenas para os caixas, mas também para os comissionados e os gerentes -, a categoria bancária reivindica, este ano, garantia de emprego e melhoria das condições de saúde e de trabalho, o que implica acabar com as metas abusivas, com o assédio moral e com a insegurança bancária”.
Carlos Cordeiro reafirmou, ainda, que os bancos precisam ser socialmente responsáveis, argumentando que os bancários estão propondo essa discussão como parte de um debate mais amplo sobre a regulamentação do sistema financeiro.
Na ocasião, o presidente da Fenaban observou que a situação do Brasil e dos bancos é positiva, acrescentando que os banqueiros podem ser mais construtivos do que têm sido até agora na mesa de negociações.
“A participação ativa dos bancários, tanto os dos bancos públicos quanto os dos privados, será decisiva na campanha salarial. É preciso engajamento e luta para a conquista de direitos” – comentou o diretor da APCEF/SP, Edvaldo Rodrigues da Silva, participante da passeata.

• Primeira rodada
Está prevista para 18 de agosto, terça-feira, a primeira rodada de negociação da campanha salarial.

 
Foto: Paulo Pepe – Seeb/SP

Da esquerda para a direita, os presidentes: da CUT, da Contraf-CUT, da Fenaban, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e da Feeb-SP/MS

Compartilhe: