A MP 936 está na pauta de votação desta quarta-feira (27/5) da Câmara dos Deputados. A medida provisória autoriza a redução de jornada e salários, além de suspensão de contratos de trabalho, por meio de “acordo” individual, sem necessidade de participação dos sindicatos. O Sindicato convoca a categoria a pressionar os parlamentares a votarem contra a MP 936.

> Mande e-mail para os deputados por aqui

“Ao autorizar a redução de salários e jornada, além de suspensão de contratos, sem negociação com os sindicatos, a MP 936 jogou a conta da crise para os trabalhadores. Justo no momento em que as pessoas precisam de mais apoio. Não podemos permitir que esta proposta seja aprovada na Câmara dos Deputados. Temos de encher as caixas de e-mail dos parlamentares com manifestações contrárias à medida provisória”, orienta a secretaria-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro.

“Nossa experiência neste momento provou, mais uma vez, a importância da negociação coletiva. Nos acordos negociados com a participação do Sindicato, em meio à pandemia de coronavírus, reduzimos os impactos negativos para os trabalhadores, preservando também os empregos. Ao contrário dos acordos impostos sem negociação, no qual as MPs 936 e MP 927 foram aplicadas de forma integral, lesando ao máximo o trabalhador bancário”, acrescenta.

MP 936 – Com a justificativa de enfrentamento à crise sanitária do coronavírus, a MP autoriza redução de jornada e salário por até 90 dias e a suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias, em acordo individual escrito ou negociação coletiva. Os empregadores podem reduzir jornadas e salários em 25%, 50% e 70%. Parte da perda salarial será coberta com um percentual do seguro-desemprego pago pelo governo, parte será paga pelo patrão.

Compartilhe: