As medidas anunciadas pela Caixa para a contenção do coronavírus se mostraram, na prática, insuficientes, e ainda esbarram na falta de bom senso de chefias. Na agência Vila Prudente, SEV Mooca, dois empregados foram afastados do trabalho com suspeita de coronavírus. Ao tomar conhecimento do fato, a providência da Caixa foi realizar a assepsia da agência. Mas não colocou os demais empregados em quarentena para evitar a propagação do vírus.

A APCEF/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região interviram e fecharam a agência.

Hoje (19), mais um empregado da unidade foi ao hospital com sintomas do novo coronavírus. Mesmo assim, o SEV orientou os empregados (que deveriam estar em quarentena e só voltar ao trabalho após este período, caso não apresentassem os sintomas) que voltassem à agência para fazer a abertura antecipada. A medida, além de expor os empregados, coloca os próprios clientes em risco e contribui para deteriorar a saúde pública. O exame deste terceiro caso resultou positivo.

As chefias que respondem pela Caixa se escondem atrás do fato de que o sistema de saúde não tem efetuado testes laboratoriais para confirmar o novo coronavírus e têm, ao mesmo tempo, informado aos pacientes que o caso deles se enquadra nas hipóteses de coronavírus, prescrevendo todas as cautelas exigidas para enfrentar esta condição e emitido atestados informando o CID dos sintomas e não da doença – talvez pelo fato de não haver a confirmação via exame laboratorial.

O fato é que as atitudes dos que deveriam ser responsáveis pela Caixa estão contribuindo para comprometer a saúde e a vida da população como um todo, o que significa que a atual gestão da Caixa, um banco publico de interesse 100% público, está agindo contra os interesses da população brasileira em uma atitude sem precedentes.

:: Denuncie

A APCEF/SP está recebendo denúncias de que as orientações da Caixa não estão sendo acatadas em alguns locais. As questões estão sendo resolvidas diretamente com as chefias.

Caso tenha alguma informação sobre locais de trabalho com suspeita de contaminação, foco do vírus ou dificuldade na implantação das medidas para segurança da população e dos trabalhadores, ligue (11) 3017-8305 ou envie e-mail para sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: