A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) publicou nesta terça-feira, 1º de outubro, editorial em que cobra da Caixa Econômica Federal responsabilidade na busca de solução para o impasse das negociações da campanha salarial 2013, assim como dos outros bancos em relação ao conjunto dos trabalhadores do sistema financeiro nacional.
O texto da Fenae ressalta que a greve nacional dos bancários completa 13 dias, com “os trabalhadores e a sociedade sendo brindados com o mais absoluto silêncio patronal, como se os bancários não merecessem qualquer reconhecimento e os cidadãos não tivessem que ser levados em conta”.
Para a Fenae, o descaso frente às reivindicações dos trabalhadores tem a mesma medida do desrespeito aos clientes e usuários do sistema financeiro. E deixa evidente que os bancos se guiam unicamente por sucessivos recordes de lucros, mesmo com seus ganhos já na estratosfera.
Uma crítica é feita ao fato de não se observar, nesta greve, qualquer distinção de comportamento entre os bancos, sejam públicos ou privados, grandes ou pequenos. E acrescenta: “Essa padronização de atitude, no caso da Caixa, é incoerente com o discurso de quem busca diferenciar-se no relacionamento com os trabalhadores e a população”.
O editorial da Fenae questiona a falta de coerência da Caixa quanto ao seu apregoado propósito de em breve se colocar entre os três maiores bancos do país. Diz que “se a empresa busca o topo, no entanto, deve buscar também o protagonismo que cabe a quem chega lá”. A Caixa, aliás, é desafiada a atuar com base em um protagonismo positivo, guiado pelo reconhecimento ao esforço dos bancários e pelo respeito aos direitos e às necessidades dos cidadãos.
O texto desafia a Caixa, por fim, a atuar de forma responsável e condizente com o que representa no sistema financeiro. Segundo a Fenae, “a empresa precisa assumir papel de protagonista no âmbito da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e liderar as negociações, para que seja construída a solução que bancários e sociedade aguardam para a greve”.
 

Compartilhe: