A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta quarta-feira (27) que vai assinar o documento intitulado “Em Defesa da Democracia e da Justiça”.

O manifesto pró-democracia é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Os bancos públicos – Caixa e Banco do Brasil – se posicionaram contra a adesão ao manifesto, mas foram votos vencidos na reunião da Febraban que decidiu, “por maioria”, subscrever o documento

O manifesto dos grandes empresários dos setores industrial e financeiro deve vir a público no dia 11 de agosto em uma cerimônia na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, será apresentada também a nova edição da “Carta aos Brasileiros”, igualmente um manifesto em defesa da democracia, que já reuniu mais de 100 mil adesões nas últimas 24 horas.

:: Clique aqui e assine a carta.

O documento é uma resposta às ameaças do presidente Jair Bolsonaro à realização das eleições no país e às instituições democráticas. Ele ampliou o tom golpista na semana passada, quando reuniu embaixadores de diversos países para proferir ataques contra o sistema eleitoral, em especial, as urnas eletrônicas. O presidente também investiu contra ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mobilização – A CUT, as demais centrais sindicais, movimentos populares e partidos políticos definiram o 11 de agosto como um dia de mobilização nacional contra os constantes ataques à ordem democrática no Brasil, além de reforçar a defesa do processo eleitoral brasileiro, modelo respeitado em todo o mundo.

Compartilhe: