Foi assinado pelos representantes dos empregados e pela direção da Caixa Federal a renovação do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira, 18 de outubro, em São Paulo, no Hotel Intercontinental.

O documento garante, entre outras conquistas específicas dos empregados da Caixa, a manutenção da PLR Social com distribuição linear de 4% do lucro líquido entre todos.

A direção da Caixa confirmou pagar até o dia 20 as diferenças salariais no holerite, e antecipar o pagamento de 60% do total da PLR para 25 de outubro. Além da PLR Social, os empregados também recebem a regra básica da PLR da CCT (90% do salário mais R$ 1.694) e o valor adicional que se refere à distribuição linear de 2,2% do lucro líquido. As diferenças das verbas – como os vales refeição e alimentação – serão pagas em novembro.

Segundo o integrante da Comissão Executiva dos Empregados, Dionísio Reis, foram dez anos de luta unificada que garantiram conquistas importantes aos empregados. “Na greve deste ano, os bancários mostraram sua insatisfação e exigiram valorização e melhorias nas condições de trabalho. Por isso consideramos que tanto na CCT quanto no aditivo foram assegurados avanços importantes”, afirmou.

Outras conquistas dos trabalhadores da Caixa:

Promoção por mérito – Foi conquistada a redução de 70 horas para 10 horas de curso da Universidade Caixa para que seja computada na promoção por mérito.

Horas extras – Pelo aditivo está garantido o pagamento de todas as horas extras nas unidades com até 15 empregados.

Licença – A utilização de dois dias no ano para acompanhar os filhos ao médico agora podem ser utilizados para acompanhar pais, companheiros e cônjuges.

Saúde Caixa – Extensão da condição de dependente indireto a filhos/enteados com idade entre 21 e 27 anos incompletos que não possuam qualquer renda superior a R$ 1.800, inclusive as provenientes de pensão alimentícia.

Comissões paritárias – Serão criadas duas comissões: uma para discutir as condições de trabalho, o número de empregados por unidade, o assédio moral, as metas e outras questões que afetam o dia a dia do empregado e outra exclusiva para o PSI (Processo Seletivo Interno), com o objetivo de averiguar os problemas e aprimorar o processo para que todos os empregados tenham igualdade de oportunidades na ascensão profissional. As comissões terão início em até 30 dias e serão concluídas até 30 de março de 2014.

A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, destacou que “desde o início a campanha não foi só por salários, mas também por melhores condições de trabalho. Esperados que a Comissão Paritária ajude a resolver algumas questões em benefício dos trabalhadores, antes mesmo da próxima campanha. É importante ainda ressaltar que os bancos públicos cumprem um papel social importante para o país e, nesse sentido, é justo que permaneça a PLR Social para os empregados”.

Dias parados – A compensação dos dias parados vai até 15 de dezembro em no máximo uma hora por dia. Isso representa anistiar 71% dos dias parados.

 

Compartilhe: