A diretoria da Caixa Econômica Federal assinou, em 6 de agosto, um pré-acordo no qual assume o compromisso de aplicar o índice de reajuste salarial e outras cláusulas negociadas entre a representação dos bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) durante a Campanha Salarial Unificada e que farão parte da Convenção Coletiva da categoria.
A assinatura do documento é um acontecimento histórico para os bancários. “O pré-acordo significa a retomada do processo de negociação, já que entre o governo Collor até o fim do governo Fernando Henrique Cardoso os trabalhadores foram excluídos do processo de negociação da categoria. Quer dizer também que a unidade começa a ser reconstruída” – comentou o secretário de Relações Internacionais da CUT, João Vaccari Neto.
Estiveram presentes na solenidade, além dos representantes das entidades sindicais, o vice-presidente de Logística da Caixa, Paulo Bretas, e o secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Alencar Ferreira. O documento também foi assinado pela diretoria do Banco do Brasil.

• Participação nos Lucros e Resultados

Paulo Bretas afirmou que a intenção da empresa é caminhar no sentido de construir uma proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) nos moldes da Convenção Nacional. “Estamos avaliando essa possibilidade e dependemos da divulgação do resultado do balanço do banco” – explicou.
Ele destacou que as cláusulas em que as condições da Caixa estejam acima da Fenaban serão preservadas. Lembrou, ainda, que assinatura do documento foi uma decisão de governo.
“A assinatura foi um grande passo rumo à consolidação da unificação da categoria bancária, mas ainda não chegamos lá. É preciso muita luta e mobilização” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus.

Compartilhe: