Graças à pressão dos trabalhadores, a Caixa Econômica Federal prorrogou por 90 dias o pagamento do adicional de insalubridade dos avaliadores de penhor. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18), em resposta ao ofício entregue pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), durante a negociação da mesa permanente realizada na terça-feira da semana passada, dia 12 de julho, cobrando a retomada do benefício. Na reunião, a empresa recuou e manteve o adicional durante o mês de julho. Nesta quarta-feira (20), a categoria realizará, em todo o país, um Dia Nacional de Luta para reivindicar melhores condições de trabalho para os empregados do setor.

O corte do adicional foi anunciado pela Caixa no dia 5 de julho, em comunicado interno, alegando que laudos de empresas contratadas consideraram que o ambiente em que se manipulam produtos químicos pelos avaliadores não apresenta risco à saúde e que, portanto, os empregados da área não teriam mais direito ao correspondente a 40% do salário mínimo (R$ 352).

Os relatos dos trabalhadores demonstram estes profissionais estão trabalhando em condições precárias, usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) inadequados.

As entidades representativas contestam os laudos apresentados até agora pelo banco para justificar a suspensão do adicional. A maioria dos laudos foi baseada em apenas uma amostragem, e nos casos positivos o banco solicitou que o empregado refizesse.

Novos laudos estão sendo realizados em algumas unidades da Caixa pelas entidades sindicais, e até o dia 11 de agosto os representantes dos trabalhadores voltarão a ser reunir, extraordinariamente, com a Caixa, para retomar o debate sobre o problema.

Pressão

A mobilização em defesa de melhorias nas condições de trabalho dos avaliadores do penhor será intensificada nesta quarta-feira (20).  A orientação da CEE/Caixa é para que os trabalhadores realizem um Dia de Luta em todo o país. 

Está sendo divulgada uma carta aberta aos empregados, clientes e usuários do banco, focando na importância da atividade dos avaliadores de penhor e defendendo um ambiente salubre para os trabalhadores do setor. Clique aqui e confira a carta.

A sugestão é que os empregados tirem fotos com os cartazes e postem nas redes sociais com a hashtag #nenhumdireitoamenos. As fotos também podem ser enviadas para o e-mail imprensa@apcefsp.org.br.

 

Compartilhe: