Do Seeb-SP

A Caixa anunciou que abrirá 500 novas agências e mais mil casas lotéricas para chegar a todos os 5. 563 municípios do País até o fim de 2013. A informação foi veiculada no jornal Valor Econômico desta quinta, dia 30, que também revela que a empresa deve contratar 12 mil empregados até ano que vem. Desses, 3.500 iá foram chamados neste ano.
O crescimento, segundo a matéria, foi projetado para ampliar a carteira comercial. "Já fomos o segundo maior banco do país. Hoje somos o quarto e lançamos o desafio de estarmos entre os três maiores em dez anos", declarou o presidente da instituição, Jorge Hereda.
A carteira de veículos que dá à Caixa 4% do mercado deve subir, com a ajuda do PanAmericano, para 10% até o fim do ano. A área de seguros e previdência, que em alguns bancos representa 20% a 25% dos resultados globais, na Caixa corresponde a 10%. Além disso, a empresa buscará também investir na modalidade de crédito rural. "Há oportunidade para nós em todos os campos", avalia Hereda.
Em 2007, antes da crise global, a Caixa tinha 6% do crédito total do sistema bancário. Em junho deste ano, a fatia subiu para 13,7% e Hereda sustenta que ao fim do ano estará em 14,5% a 15%.
Mais contratações – de acordo com o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Federal, Jair Pedro Ferreira, o número de contratações anunciados por Hereda é insuficiente. “Embora consideremos positivo o crescimento da instituição com a geração de novos postos de trabalho, o ritmo das contratações não está acompanhando as necessidades da empresa. O resultado é que, antes mesmo da abertura das novas unidades, os trabalhadores estão sobrecarregados e correndo risco de adoecer”.
O diretor executivo do Sindicato e também empregado da Caixa, Kardec de Jesus, também cobra mais agilidade por parte da empresa para melhorar as condições de trabalho das agências e concentrações. “Há lugares que estão abrindo com apenas sete empregados, o que é muito pouco para dar conta de todo o serviço. Além disso, há lugares sendo disponibilizados sem que haja sequer banheiro para os trabalhadores. A direção tem de resolver essa situação e por isto estamos reivindicando que até o final deste ano a empresa conte com 100 mil empregados”, disse.
Kardec também discorda da ampliação das lotéricas, que funcionam como correspo0ndentes bancários. “As lotéricas não podem ser utilizadas para substituir o trabalho feito nas agências. Os correspondentes não têm segurança e os clientes ficam expostos a ação de marginais”, acrescenta.

Compartilhe: