dieese_site.jpgA edição n. 93 do Boletim Dieese, de 14 de outubro, destaca que a rentabilidade dos planos administrados pela Funcef é inferior à meta: 4,66%, sendo que a meta era de 6,98% a 7,03% nos primeiros cinco meses do ano.
O segmento Renda Fixa foi o único que quase alcançou a meta com valorização de 6,72%. Renda Variável, o segundo segmento em volume de aplicações, ficou bem distante: alcançou apenas 1,65%.

O crescimento do déficit é outro destaque. Até maio de 2016, o negativo acumulado era de R$ 14,7 bilhões. Déficit não representa, necessariamente, perda financeira. É desvalorização contábil que se tornará perda financeira se o ativo for vendido a valor inferior ao de sua aquisição.

A provisão para perda provável do contencioso cresceu 11,13% em cinco meses.

Trata-se de condenações aplicadas aos planos em razão de direitos dos bancários desrespeitados pela Caixa. Enfim, um cenário ainda desfavorável.

Para ler todos os boletins elaborados pela subseção do Dieese na APCEF/SP, acesse www.apcefsp.org.br > Informações > Boletim In Foco. Caso queira recebê-los regulamermente em seu e-mail é só se cadastrar no mesmo link.

 

Compartilhe: