Durante a quarta rodada de negociação da Campanha Salarial Unificada, os banqueiros ofereceram apenas 6% de reajuste para a categoria. A Executiva Nacional dos Bancários rejeitou a proposta prontamente, que sequer recompõe a inflação do período.
Os bancários destacaram a altíssima lucratividade do sistema financeiro nacional. O balanço semestral divulgado pelos bancos nos últimos dias mostra um crescimento médio de 25% sobre a lucratividade obtida no mesmo período do ano passado. “E os banqueiros têm a cara de pau de oferecer só 6% de reajuste!” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus.
Os representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propuseram, ainda, que seja mantido o formato de distribuição da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e que o índice de reajuste incida somente sobre o valor fixo de R$ 650.
“Os banqueiros não estão com vontade de negociar. Oferecer esse índice de reajuste é brincar com os bancários e esvaziar as negociações. Nós dissemos no ato da entrega da minuta que este ano queremos aumento real. Mas parece que eles não entenderam direito, porque oferecer menos que a inflação do período é desmerecer os seus funcionários” – comentou o presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) e coordenador da Executiva Nacional dos Bancários, Vagner Freitas.
A orientação das entidades é para que se rejeite a proposta durante as assembléias marcadas para 13 de agosto. “Agora é hora de aquecer as mobilizações. A participação de todos é fundamental” – destacou Fabiana Matheus.
Também está marcada para o dia 13, reunião da Executiva Nacional dos Bancários com o objetivo de definir novas estratégias de luta para a Campanha Salarial Unificada.

Compartilhe: