Na última segunda-feira, dia 21, aconteceu uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) Bipartite para Análise de Causas de Afastamento no Trabalho entre o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, e a Fenaban, em São Paulo.

Os bancos haviam se comprometido a dar informações sobre os afastamentos que geraram benefícios previdenciários, por acidentes de trabalho e problemas de saúde, facilitando, por fim, uma radiografia acerca do quem ocorrido com a saúde dos bancários.
Durante a reunião, portanto, foi apontado os problemas com os dados fornecidos pela Fenaban, que disponibilizaram dados referentes apenas ao dia 31 de outubro de 2013.

O Comando Nacional solicitou esclarecimentos sobre a metodologia utilizada para a organização dos dados.
Segundo o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Walcir Previtale, os dados fornecidos foram analisados e constatou-se que são insuficientes. Deste modo, foi proposto a ampliação da base de informações e a estratificação para que seja cumprido o previsto na cláusula 61ª da Convenção Coletiva de Trabalho.

A Fenaban concordou em melhorar as informações repassadas à Contraf-CUT e uma nova reunião acontecerá entre os representantes dos trabalhadores e dos empregadores.

Ainda segundo a Contraf-CUT, a reunião consiste em um avanço, pois com as informações de que estão disponíveis é possível saber que tem aumentado o números de casos de afastamentos motivados por transtornos mentais e LER/Dort nos último anos.

Combate ao assédio moral

Na próxima quinta-feira, dia 24, a partir das 15 horas, haverá nova reunião com a Fenaban para avaliar o instrumento de prevenção e combate ao assédio moral, previsto em acordos firmados entre sindicatos e bancos aderentes, conforme estabelece a cláusula 56ª da CCT, conquistada na Campanha Nacional de 2010.

Pelo instrumento, os bancários podem fazer denúncias aos sindicatos acordantes. O denunciante deve se identificar somente para a entidade para que possa receber o devido retorno do banco.

Fonte: Contraf-CUT
 

Compartilhe: