Uma das principais reclamações dos bancários registrada na pauta de reivindicações da Campanha Nacional Unificada 2013 é referente à segurança das agências. Dados divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública confirmaram e vieram a reforçar a exigência dos bancários.

O número de roubo a bancos na capital paulista aumentou consideravelmente. Em junho do ano passado ocorreram sete crimes do tipo, contra 12 no mês passado: um aumento de 71,4%. Recentemente, foi divulgada na 97ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP) uma lista de bancos que foram multados pela Polícia Federal devido às falhas na segurança de suas agências e postos de atendimento.

As infrações recorrentes na segurança dos bancos são: número insuficiente de vigilantes, alarmes inoperantes, planos de segurança não renovados, transporte de numerário feito por funcionários, falta de detector de metais portátil e cerceamento da fiscalização de policiais federais, entre outros.

A Caixa ficou em quinto lugar e foi multada pela PF em R$ 286.970,74.
Os quatro primeiros no ranking foram: Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Santander. No total, o valor pago pelas instituições financeiras foi de R$ 3,2 milhões por falhas.
Empresas de segurança, vigilância, transporte de valores e cursos de formação de vigilantes também foram multadas.

A CCASP é formada por empregados, empresários e representantes do governo.
Para o diretor-presidente da APCEF, Sergio Takemoto, a segurança é um ponto fundamental e não pode ser deixado em segundo plano. “A proteção e o zelo pela vida das pessoas, principalmente dos trabalhadores dos bancos que estão expostos diariamente a assaltos e sequestro, deve ser prioridade. O investimento em sistemas de segurança precisa ser ampliado urgentemente e verba para isso, não falta”, diz.

Retomada do Projeto “Agência Segura”

Um dos itens cobrados na pauta específica dos empregados da Caixa Econômica Federal é referente a retomada da implantação do modelo "Agência Segura", um projeto que contempla algumas exigências antigas dos bancários para aumentar a segurança nas agências, como por exemplo, portas com detectores de metal, câmeras internas e externas nas agências e biombos.

“Queremos que o projeto “Agência Segura” seja retomado o quanto antes e implantado em todas as agências e postos bancários. Os funcionários da Caixa não podem estar expostos. Além disso, exigimos que todas as novas agências só funcionem com o total cumprimento do plano de segurança homologado pela Polícia Federal”, afirma o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto.
 

Compartilhe: