Entre janeiro e junho de 2019, os bancos fecharam 2.057 postos de emprego em todo o Brasil: foram 17.279 demitidos contra 15.222 admitidos. Desse total, a Caixa Econômica Federal foi responsável pelo fechamento de 489 vagas. Os dados são da Pesquisa de Emprego Bancário (PEB), divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), que faz o estudo em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Desde 2013, o saldo acumulado revela uma redução de 62,7 mil empregos na categoria bancária. A análise por Setor de Atividade Econômica mostra que os “bancos múltiplos com carteira comercial”, categoria que engloba instituições como Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil, foi responsável pelo fechamento de 1.658 postos no período, enquanto a Caixa fechou 489.

Nos últimos anos, a Caixa perdeu quase 17 mil postos de trabalho devido a programas de demissão e aposentadoria, e não repôs as vagas.

Compartilhe: