saúde do trabalhador

Na retomada da mesa temática de Saúde do Trabalhador, realizada na terça-feira, dia 18, com a participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), foi elaborado um calendário de reuniões, com início em fevereiro e término previsto para julho de 2015.

A mesa temática, ainda, debateu a cláusula 44ª da CCT, que sofreu alteração redacional e trata do programa de retorno ao trabalho.

Ficou definido, também a retomada das atividades do GT do Adoecimento, com prioridade aos temas que envolverem a avaliação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o Acordo de Cooperação Técnica em Reabilitação Profissional.

A Contraf/CUT esclarece que a negociação para implementação da cláusula 44ª da CCT será feita através da comissão de representação dos empregados de cada banco que implantar o programa. De antemão, o Banco do Brasil, a Caixa, o HSBC, o Santander, o Bradesco e o Itaú, presentes na mesa da Fenaban, comprometeram-se a fazer esse diálogo com os trabalhadores.

A Fenaban também assumiu o compromisso de que qualquer desvio em relação à implantação do programa, que não vier a ser resolvido nesse fórum, será levado à negociação na mesa bipartite.

O encontro definiu que avaliação semestral do Programa de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, o que inclui o instrumento de combate ao assédio moral e outras formas de violência nos bancos, será realizada no dia 4 de dezembro. E, deste modo, a Contaf-CUT se encarregará de informar e orientar os sindicatos sobre os encaminhamentos necessários.

Fonte: Fenae Net

 

Compartilhe: