Foi realizada, na terça-feira (6), a primeira mesa de negociação de 2024 entre a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e a direção do banco público.

“Esta foi uma mesa inicial de negociação, na qual conseguimos importantes avanços como o compromisso do banco de promover a movimentação dos empregados antes das novas contratações e a comprovação da condição de PcD por meio de documentação, e não mais pela junta médica do banco, o que já trouxe diversos problemas e constrangimentos com relação a diagnósticos tardios sobretudo”, relatou a diretora da Apcef/SP, Vivian Sá.

“Apesar destas notícias, esta mesa começa evidenciando a quantidade enorme de desafios que temos pela frente, dado o atraso pelo qual a Caixa passou nos últimos anos, criando situações ruins para os trabalhadores que ainda não foram resolvidas. Reforçamos a cobrança por soluções urgentes para diversas questões pendentes também do final do ano passado, quando as negociações focaram no Saúde Caixa”, acrescenta.

Movimenta.caixa – Entre os avanços da negociação está o compromisso da Caixa, após reinvindicação da CEE/Caixa, de realizar a movimentação dos empregados antes das novas contratações. Os empregados devem manifestar interesse por meio do endereço movimenta.caixa, na intranet.

“A Caixa atendeu a nossa reivindicação e se comprometeu a realizar as movimentações antes das contratações do novo concurso. Os empregados que tiverem interesse devem manifestá-lo no movimenta.caixa. Em caso de dificuldades, ou situações pontuais, os trabalhadores devem entrar em contato com a Apcef/SP ou o Sindicato”, orientou Vivian.

Concurso e PDV – A Caixa anunciou, em janeiro, a realização de novo concurso público em 2024, com previsão para 4 mil vagas. A CEE/Caixa avalia que o número é insuficiente para suprir a demanda por trabalhadores no banco, especialmente em razão do PDV.

“O concurso, além de repor os trabalhadores que saírem por meio do PDV, deve aumentar o número de empregados no banco, mas a notícia de que serão apenas 4 mil nos preocupa”, pontuou a dirigente. A Caixa informou que tanto o PDV quanto o concurso estão em fase final de aprovação junto a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e ao Ministério do Orçamento da Gestão e Inovação. Dado que ainda não tem aprovação, afirmou não poder adiantar informações, mas se comprometeu, após solicitação da coordenação da CEE, de que não haverá qualquer tipo de pressão para adesão ao plano de demissão.

Comprovação da condição de PcD – A Caixa informou que atendeu uma das reivindicações da CEE/Caixa, feitas no ano passado, em relação aos empregados PcD. Desde o início do ano, estes trabalhadores não necessitam mais comprovar a condição de PcD por meio de junta médica, sendo necessária apenas a comprovação por meio da apresentação de documentos.

“Felizmente o banco atendeu a nossa reivindicação e acabou com essa situação constrangedora, na qual colegas diagnosticados por especialistas eram obrigados a passar por junta médica do banco, que em poucos minutos decidia se eram PcD ou não”, enfatiza Vivian Sá.

Funções por Minuto – A Caixa não apresentou nenhuma nova proposta para o retorno da designação das funções de caixas e tesoureiros. Apenas manteve a proposta, já rejeitada pelos empregados em 2023 e novamente nesta primeira mesa de negociações de 2024, da migração compulsória da jornada de oito para seis horas, com redução salarial proporcional e possibilidade de acordo em Comissões de Conciliação (CCV).

A CEE/Caixa solicitou, mais uma vez, a volta da designação efetiva para os cargos de caixas e tesoureiros. A Caixa se comprometeu a retornar à discussão, e indicou que pretende resolver a questão num esforço de retomar as nomeações.

Também foi reivindicado que a Caixa não faça o recolhimento das funções que ficarem vagas, nas áreas meio e agências, em decorrência do PDV, para que o movimenta tenha efetividade.

Assuntos pendentes – Na negociação, a CEE/Caixa cobrou da Caixa soluções para diversos assuntos pendentes:

– Redução de jornada para pais ou cuidadores de PCDs;

– Priorização de PCDs e de empregados com filhos menores de seis anos na alocação em vagas com possibilidade de home office;

– retomada da discussão no GT Promoção por Mérito para definição urgente de critérios paro o pagamento dos deltas;

– Negociação sobre o processo de reestruturação;

– Agendamento de negociação específica sobre teletrabalho;

– Minha Trajetória;

– Debate sobre PFG/SEU/PSI;

– Metas abusivas;

– Comissão de Diversidade;

– Gipes e Repes;

– GT Condições de Trabalho;

– GT Tripartite sobre Funcef;

Por fim, os representantes dos empregados lembraram a Caixa sobre o adiantamento da PLR já pactuado para até 31 de março e solicitaram a antecipação desta parcela para assim que o balanço for disponibilizado.

Os representantes da Caixa informaram que vão encaminhar todas as demandas e que serão respondidas na próxima reunião.

Compartilhe: