A Confederação de Sindicatos Bancários e Afins (CSTEBA) do Chile encaminhou uma mensagem à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) demonstrando apoio e solidariedade aos bancários brasileiros. "Queremos expressar a proximidade que temos com a luta e reivindicações da categoria bancária, uma vez que as aspirações são as mesmas com os bancos do Chile”.

No comunicado, os bancários chilenos afirmam esperar que em um futuro próximo, as condições de salário, trabalho e saúde dos trabalhadores do sistema financeiro sejam respeitadas. Eles dizem ainda que “pelo peso específico do Brasil e sua tradição de luta sindical, o que vocês fazem é muito importante para toda América”.

Para o presidente da Contraf/CUT e da UNI Américas Finanças, Carlos Cordeiro, o apoio de entidades de outros países “reforça a nossa organização e unidade latino-americana e mostra que precisamos cada vez mais direcionar ações internacionais de maneira conjunta em defesa dos empregos e direitos dos trabalhadores".

As mensagens de solidariedade de outras entidades demonstram que a luta dos trabalhadores não tem fronteiras e os bancários precisam continuar sua batalha por melhores condições de trabalho em todos os países, e por um sistema financeiro a serviço do desenvolvimento econômico e social de todos os povos.
 

Compartilhe: