Por Fábio Jammal Makhoul – CNB/CUT

Um dia antes da sexta rodada de negociações, que está prevista para 17 de setembro, quarta-feira, bancários de norte a sul do País realizam o Dia da Seriedade, intensificando as mobilizações e paralisações da campanha salarial unificada. “O objetivo é pedir aos banqueiros seriedade nas negociações do dia 17, para que eles apresentem um índice que, ao menos, recomponha a inflação do período aos bancários” – disse Vagner Freitas, presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT).

Última rodada

Na última rodada de negociações, em 8 de setembro, os banqueiros alegaram não ter “condições” de repor as perdas salariais corroídas pela inflação, registrada em 18% no último período, e mantiveram a contraproposta de 10%. “Alegar falta de condições financeiras para dar o reajuste correspondente à inflação é uma piada. Os banqueiros lucram quatro vezes mais que o setor produtivo, como não têm dinheiro? É por isso que em 16 de setembro vamos pedir seriedade” – destacou Vagner.

Capital

Em São Paulo, os bancários realizam assembléias, às 9h30, em três concentrações. Nas atividades, os trabalhadores vão deliberar sobre a proposta de reajuste de 10% apresentada pelos banqueiros e definir a duração do protesto para pressionar os patrões a melhorarem a proposta.
Ao todo, as manifestações devem envolver cerca de dois mil trabalhadores.

* Fique por dentro das últimas notícias sobre as manifestações da Campanha Salarial 2003 em nossa página na internet.

Compartilhe: