Da Agência Fenae

Bancários, petroleiros e participantes de fundos de pensão fazem, no dia 31 de agosto, no Rio de Janeiro, um ato público em defesa do patrimônio das entidades fechadas de previdência complementar.
A atividade estava prevista para ser realizada em frente à sede do banco Opportunity, na Avenida Presidente Wilson, no centro do Rio, sendo organizada pelas seguintes entidades: Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e Federação Única dos Petroleiros (FUP).
O ato vai protestar contra a montagem de uma engenharia societária feita pelo banco Opportunity, manobra criada no processo de privatização das empresas de telefonia, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, para favorecer o banqueiro Daniel Dantes. Este processo acarretou prejuízos aos fundos de pensão e aos seus participantes e foi denunciado e contestado por representantes dos trabalhadores.
Ocorre que os três maiores fundos de pensão do País (Previ/BB, Petros/Petrobras e Funcef/Caixa) são proprietários de 40% das ações da Brasil Telecom e, mesmo assim, foram alijados do controle da empresa pelo banqueiro Daniel Dantas.

Compartilhe: