Nesta segunda-feira (25), a Caixa Econômica Federal divulga a todos os empregados as regras da promoção por mérito 2015, para promoção em 2016. O posicionamento do banco foi em resposta ao ofício encaminhado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), no dia 15 de maio, cobrando a divulgação imediata da sistemática ratificada na mesa de negociação permanente no dia 31 de março.

A construção da sistemática de promoção por mérito foi uma das conquistas da campanha salarial do ano passado. Em 2014, a Caixa não discutiu os critérios e, somente com muita luta, foi assegurado o delta para os empregados promovíveis e a inclusão da sistemática no ACT de 2015.

Graças à pressão feita pelos representantes dos trabalhadores na comissão paritária do PCS, que elaborou a nova sistemática, foram obtidos avanços significativos em relação à anterior. Uma delas é a garantia de um delta com 40 pontos, 10 a menos que na metodologia anterior.

O novo modelo prevê uma pontuação máxima de 70 pontos. Os critérios objetivos serão distribuídos da seguinte forma: 20 pela conclusão de 30 horas anuais de módulos da Universidade Caixa, cinco pontos pela participação no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e outros 15 pontos para a frequência medida pelo Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon).

Além dos critérios objetivos, a sistemática da promoção por merecimento prevê critérios subjetivos que contam 20 pontos. Cada empregado poderá indicar de dois a oito empregados da sua unidade (preferencialmente da sua equipe) que atendam aos critérios de avaliação como relacionamento no ambiente de trabalho e contribuição para a solução de problemas. O número de indicações variará em função do tamanho da unidade, e a distribuição dos 20 pontos vai variar em função do número de indicações recebida por cada empregado. Foi garantida também a pontuação extra de 10 pontos para iniciativa de autodesenvolvimento.

Fonte: Fenae Net

Compartilhe: