É profundamente lamentável que a direção da Caixa venha utilizando-se do interdito proibitório para reprimir a greve.
É inaceitável que a direção de uma empresa pública com relevante papel social como a Caixa deixe de lado os princípios básicos de respeito aos trabalhadores e adote a mesma postura reacionária de banqueiros privados, utilizando-se do interdito proibitório contra os sindicatos de bancários e associações de pessoal, inclusive a APCEF/SP (veja quadros abaixo).
Ao recorrer ao interdito proibitório, denuncia-se o risco de posse e busca a defesa do patrimônio. Defesa do patrimônio contra quem? Contra os empregados da Caixa? Será que teremos de lembrar a essa diretoria que os empregados lutaram com todas as suas forças em defesa da Caixa? Não podemos admitir essa postura.
A nossa luta enfrentou os que tentaram destruir a Caixa, sucatearam a empresa e tudo fizeram para que ela fosse privatizada. Muitos daqueles gestores continuam em seus cargos e, esses sim, deveriam ser interditados.
Se há um conflito que levou à greve, o mínimo que se espera é que a direção da Caixa tenha uma postura digna, respeite os trabalhadores e negocie uma saída. Não sucumbimos à truculência da direita e não sucumbiremos nem aceitaremos esse desatino cometido por essa direção que é incapaz de administrar com tolerância e respeito uma greve absolutamente legítima, que não é só da Caixa, mas de todos nós bancários.

• Mandados contra a APCEF/SP

A APCEF/SP recebeu, em 28 de setembro, dois mandados da Justiça Federal – 11ª Vara Cível de São Paulo: um de manutenção na posse e outro de citação e intimação, ambos impetrados pela Caixa.
“A atitude da direção da Caixa é uma arbitrariedade, um ato truculento. Ao invés de ajudar a resolver o impasse pelo processo de negociação, esconde-se atrás de artifícios, como o interdito proibitório, na tentativa de coibir o movimento grevista. A APCEF/SP já está tomando medidas jurídicas contra os mandados impetrados pela empresa e podemos afirmar: não vamos recuar!” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus.

VAMOS RESISTIR, RESISTIR E RESISTIR!

Acompanhe o andamento das negociações na página da APCEF/SP na internet. Informações, ligue (11) 3017-8322 ou 3017-8324 – e-mail: diretoria@apcefsp.org.br.

Imagem: cópia do mandado de manutenção na posse entregue à APCEF/SP. Abaixo, trecho do mandado de citação e intimação.

Compartilhe: