reuniões sonbre a funcef

A APCF/SP continua a realizar reuniões para discussão de resultados deficitários em planos da FUNCEF. Este mês, os encontros ocorreram na GILOG/SP e na GIPES/SP. Os principais pontos de debate foram reservas insuficientes para o pagamento de benefícios, razões para resultados inferiores à meta atuarial, critérios e prazos para o equacionamento de déficits. Também surgiram dúvidas quanto à política de investimentos, auditorias e governança corporativa. Além de participantes do REG/REPLAN Saldado e Não Saldado, foi grande a presença de trabalhadores do REB e Novo Plano. Algumas das questões levantadas nesse encontro foram encaminhadas à FUNCEF.

Respostas da FUNCEF
A FUNCEF respondeu ao ofício da APCEF/SP referente aos questionamentos formulados por participantes em reuniões anteriores. Belo Monte: informa ter aportado por meio da Norte Energia S.A., sociedade da qual detém 10% do capital, R$ 600 milhões. A distribuição de dividendos deve ter início em 2018. A expectativa do investimento supera, segundo a Fundação, à meta atuarial.

Investimentos Estruturados: informadas as características e, quanto à rentabilidade do segmento, o registro de que resultados insuficientes em 2011 e 2012 foram compensados em 2013: nos três anos, para meta atuarial de 39,64%, a rentabilidade alcançada foi de 44,22%. A íntegra do ofício está no site da APCEF/SP (http://www.apcefsp.org.br/portal/sp/informacoes/noticias/resposta-da-funcef-ao-oficio-005-2015.htm)

Próxima reunião – em 28 de fevereiro, sábado, na sede sa APCEF/SP, às 10 horas. As inscrições devem ser feitas pelo email sindical@apcefsp.org.br ou pelo telefone (11) 3017-8315.

Compartilhe: