A Apcef/SP encaminhou nesta terça-feira (11/8), a todos os senadores e deputados eleitos por São Paulo, sugestões de emendas – elaboradas pela assessoria parlamentar da Fenae – à Medida Provisória 995, que autoriza que o Conselho Diretor da Caixa, sob a liderança de Pedro Guimarães, dividir o banco público em subsidiárias e vendê-las, por meio de abertura de seu capital. Outras entidades representativas de todo o pais também tiveram a mesma iniciativa.

A Medida editada pelo presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira (7/8) busca acelerar a privatização da Caixa. Esta ação só tem um favorecido: o mercado financeiro, que pode ser ainda mais privilegiado neste momento de pandemia, com os valores das empresas impactados pela crise econômica. É preciso reagir e não permitir que a Caixa deixe de ser 100% pública.

“As entidades estão tomando todas as medidas possíveis, e é fundamental que cada um também participe ajudando a pressionar os congressistas, mostrando que essa luta é interesse de todos”, reforçou o diretor-presidente da Apcef/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

Pressione os parlamentares – Ajude também, envie mensagens para os parlamentares de São Paulo com o texto abaixo (clique aqui para conferir os e-mails):

Senhor(a) senador(a) ou deputado(a),

Venho por meio deste e-mail demonstrar minha preocupação com a Medida Provisória 995/2020. A Caixa Econômica Federal é patrimônio do povo brasileiro de essencial importância para os programas sociais do governo e a redução da desigualdade social.

A Caixa é o banco do Minha Casa, Minha Vida, do FIES, da poupança entre outros. É também a instituição que está possibilitando que milhares de brasileiros consigam enfrentar financeiramente a pandemia de Covid-19. Ela é o banco acessível a todos.

Com um papel social tão grande a Caixa precisa estar forte para desempenhá-lo. Fatiar e vender seus pedaços não irá ajudar que ela cumpra sua função, muito pelo contrário. O banco precisa ser sustentável e as áreas que estão na mira da abertura de capital possibilitam isso.

O povo deseja ver a Caixa cada vez melhor pois precisa dela. É por isso que peço apoio para manter o banco íntegro e 100% público e barrar seu fatiamento e consequente enfraquecimento.

Compartilhe: