A APCEF/SP e o Sindicato dos Bancários de Guarulhos estão nesta quinta-feira (5) em Guarulhos distribuindo aos empregados uma carta aberta para o presidente Pedro Guimarães que trata das recentes mudanças anunciadas para a rede de atendimento da Caixa. O presidente do banco, Pedro Guimarães, está na cidade para a inauguração da SEV – Superintendência Executiva de Varejo. O Sindicato de Guarulhos também levou ao presidente um ofício com questionamentos sobre as mudanças.

:: Veja a carta aberta aqui.

No início deste mês, a Caixa apresentou aos seus empregados um pacote que está longe de ser visto como um presente.

As medidas preveem mudanças na rede de atendimento, aplicando a verticalização a todos os gerentes, aprofundando a segmentação com a criação de agências ou ambientes para atendimento exclusivo para determinados perfis e mudanças na gestão das agências, com impactos para atividades como tesouraria e os caixas.

A APCEF/SP encaminhou ofício, em 3 de dezembro, cobrando da direção da Caixa esclarecimentos sobre este processo. Se a empresa segue os valores previstos em seu próprio Código de Ética, o mínimo que deve fazer é prestar os esclarecimentos e cumprir a cláusula 48 do Acordo Coletivo de Trabalho, discutindo com os trabalhadores o impacto de processos de reestruturação.

Mais cobrança – A Contraf-CUT entrou em contato com a Caixa reivindicando uma reunião para esclarecer e debater a possível reestruturação do banco.

Em contato por telefone, a direção do banco não confirmou as mudanças, alegando que se tratava apenas de um teste para ver a opinião dos empregados e que nenhuma alteração foi votada ainda. E agendou reunião apenas para 15 de janeiro.