Com faixas, cartazes e carta aberta à população, dirigentes da APCEF e representantes do movimento sindical estiveram, na manhã de terça-feira, 19 de fevereiro, na SR Osasco, local onde realizaram um importante ato contra a demissão, sem justificativas plausíveis, de Messias Américo da Silva, empregado da Caixa há 24 anos, lotado na agência B. Coutinho.

Militante do movimento sindical, sempre à frente das lutas pelos direitos dos empregados e da defesa do papel social da Caixa, Messias foi informado sobre sua demissão no final de janeiro, causando indignação e revolta em todos aqueles que acompanham o empregado ao longo desses anos todos de empresa.

As acusações imputadas ao empregado são de que ele deixou de manter, dentro da Caixa, rigorosa compostura e disciplina, e que teria provocado a desordem e escândalo no recinto da empresa, desrespeitando colegas e superiores hierárquicos, bem como, teria faltado assiduidade, dedicação ao serviço e cooperação com colegas de trabalho.

Contudo, a Comissão de Ética da Caixa, em Brasília, arquivou recentemente um processo movido contra o trabalhador com o mesmo teor de acusações, sem qualquer enquadramento de descumprimento funcional ou penalidade. Não consta no Relatório Conclusivo do banco qualquer apontamento de infração de normativo.

“Os indícios de perseguição ao movimento sindical são fortes, uma vez que a própria Caixa cai em contradição em seus dois processos de apuração, considerando o empregado inocente em um e culpado em outro”, comentou o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto, presente à manifestação. “A manifestação na SR Osasco é apenas uma das ações que estamos realizando em defesa de Messias. A Associação e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região disponibilizaram assessoria jurídica ao empregado e estão acompanhando o caso desde seu início – em setembro do ano passado – com o objetivo de reverter tamanho absurdo”, completou o dirigente da entidade.

  manifest osasco 2
Manifestação realizada em frente à SR Osasco, em 19 de fevereiro
 

Compartilhe: